sexta-feira, 14 de abril de 2017

Campanha de vacinação contra a gripe começa segunda-feira e vai até 26 de maio



Doses estarão disponíveis para público-alvo nas UBS



A Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza começa nesta segunda-feira (17) e vai até 26 de maio. O dia de mobilização nacional está marcado para 13 de maio. A meta é vacinar 54,2 milhões de pessoas em todo o país. Em Valinhos, a vacina estará disponível em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS).
Este ano, a novidade é a inclusão dos professores da rede pública e privada no público alvo, além de crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto), idosos, profissionais da Saúde, povos indígenas, pessoas privadas de liberdade e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade.
Em Valinhos, a vacinação de pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade começará a partir do dia 2 de maio. Já para professores da rede pública e privada a imunização iniciará no dia 8 de maio.


A contraindicação é para quem tem alergia severa a ovo. A vacina disponível no SUS protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no país: A/H1N1; A/H3N2 e influenza B. Os grupos prioritários devem se vacinar todos os anos, já que a imunidade contra os vírus cai progressivamente. Além disso, o vírus da gripe passa por mutações frequentes.





Medida passa a valer a partir de segunda-feira (17)

A Prefeitura de Valinhos deixa de receber por telefone os pedidos de agendamento de pessoas interessadas em se vacinar contra a febre amarela. A partir da próxima segunda-feira (17), a Secretaria da Saúde vai passar a distribuir senhas, nos dias de vacinação: terças, quartas e sextas-feiras, das 9 às 11 horas e das 13 às 16 horas.
A mudança tem como principal objetivo dar maior agilidade nos pedidos de vacinação, tendo em vista que o agendamento por telefone praticamente congestionou todas as linhas telefônicas da Vigilância Epidemiológica, na Vila Santana.
O quadro anexo resume as orientações do Ministério da Saúde para a vacinação contra a febre amarela.








Edição n.º 1005
Página 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário