sexta-feira, 16 de junho de 2017

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA




É preciso que nos conscientizemos de que o exercício da leitura, especialmente de gêneros plurais e diversificados, nos torna além de mais cultos mais abertos ao mundo. Esta é a importância da leitura.

A leitura torna-se cada vez mais imprescindível, especialmente para o discernimento em meio a tantas informações disponíveis. Não apenas textos técnicos, mas também de literatura, de ficção.

Qual o sentimento de pegar algo para ler e conseguir cumprir as metas que nós mesmos nos impusemos? De conseguir ler tantas páginas, em tantas horas demarcadas cronologicamente ou de simplesmente ler algo devagar para, no fim, entender o que o autor quis nos dizer. Qual é de fato a importância da leitura na sociedade moderna em que vivemos? Com tantos outros meios para “aprender” algo, do modo mais simples e fácil, por exemplo, pela internet, mais especificamente o Google.



A diferença de uma leitura física, com livros velhos ou novos, com odores diferentes impregnados em suas páginas, é o que dá uma emoção maior, nos levando muitas vezes para outro lugar, em cada virada de página. A leitura virtual é a mesma coisa, porém não se compara com sentir o sabor de cada página, depois de molhar a ponta do dedo.

A leitura, porém, está presente em todos os lugares. Desde uma placa de PARE, até um texto de linhas escrito por alguém em alguma de suas redes sociais. A prática da leitura é diária, queiramos ou não. A leitura está em todos os lugares para que, em todas as horas do dia possamos ler algo, muitas vezes sem perceber os significados da linguagem. Em legendas, em frases, em músicas, em livros, nas redes sociais, nas cartas, nos cadernos, nas placas, na vida, em cada aspecto da leitura percebemos uma pluralidade de sentidos, aos quais somos levados a descobrir a nossa identidade, notadamente em cada mensagem recebida pela leitura à nossa volta. Somos chamados a saber ler a nossa realidade para melhor vivenciarmos o dia-a-dia. A vida nos conduz para muitas experiências, exigindo o melhor de nós para superar conflitos e desafios, daí a importância da leitura, para nos tornar melhores como pessoas, em nossa experiência particular de vida, em contato com as pessoas, cada qual com a sua cultura e leitura da realidade.



A leitura nos deixa mais fortes e preparados para os desafios da vida, abrindo mais horizontes, transformando crises em oportunidade de crescimento pessoal. Por isso, vale a pena se dedicar à leitura, ao menos numa parte do dia, em que estamos mais relaxados, entregue aos nossos momentos de reflexão e descanso das atividades corriqueiras.

A importância da leitura é essencial. É preciso saber ler a si próprio para compreender as demais pessoas. Estar aberto às descobertas da vida, ao aprendizado do cotidiano. Nesse sentido, a leitura é fundamental, não apenas para alargar nossas possibilidades, mas também para que possamos nos sentir encantados pelo mundo, descobrindo o que ele tem e pode nos oferecer de melhor!















Edição n.º 1013
Página 08



Nenhum comentário:

Postar um comentário