Os alunos de escolas públicas e particulares de Valinhos, em todos os
níveis de ensino, têm a oportunidade de conhecer o Poder Legislativo Municipal
e receber informações sobre o funcionamento da Câmara em uma visita guiada.
Lançado no mês passado, o projeto EducAÇÃO tem o objetivo de aproximar o
Legislativo da população e ensinar as crianças, desde cedo, qual a função dos
vereadores e a importância da Câmara na discussão de assuntos de interesse
público. A primeira escola a agendar a visita foi o Colégio Carpe Diem, no
último dia 25.
Os alunos do 5º ano foram recebidos pelo presidente da Câmara, vereador
Israel Scupenaro (PMDB). No plenário, o presidente e a vereadora Dalva Berto
(PMDB) também responderam questionamentos apresentados pelos estudantes. Na ocasião,
foi exibido um vídeo institucional explicando as funções de cada departamento
do Legislativo, o funcionamento dos três Poderes e o processo de apresentação
de projetos de lei, requerimentos, moções, indicações e outras proposituras.
Para o presidente Israel Scupenaro, o contato dos estudantes com o
Legislativo é fundamental para o incentivo à participação política da
população. “Nossas crianças são os vereadores, deputados, prefeitos de amanhã.
Além de conhecer o funcionamento do Poder Legislativo, essa aproximação com a
Câmara desperta nas crianças a cidadania. E a repercussão é geral. Eles chegam
em casa, contam para os pais, para os vizinhos e, pouco a pouco, vamos
conscientizando todos sobre a importância da representatividade popular”, afirmou.
Scupenaro também disse que o foco inicial é atingir as crianças e os
adolescentes, mas que qualquer um pode visitar a Câmara. “Nada impede
recebermos EJAs, faculdades da terceira idade, colégios técnicos e entidades
assistenciais que trabalhem com serviço educativo”, explicou, ressaltando que o
importante é disseminar as funções do Legislativo.
Todos que quiserem fazer parte do projeto EducAÇÃO e conhecer a Câmara
devem fazer um agendamento prévio no Departamento de Comunicação pelo telefone
3829-5355 (ramal 5386).
Edição n.º1012
Página 07
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