sexta-feira, 2 de junho de 2017

Brasil: 7 de junho, dia da Liberdade de Imprensa

  




Perguntado sobre a colaboração da imprensa na divulgação dos princípios de amor, Divaldo Pereira Franco, que esteve em Valinhos em 1996 respondeu:
“A imprensa é um dos mais nobres  instrumentos da vida. Graças a ela, imortalizam-se os ideais, enobrecem-se as aspirações e delineiam-se as diretrizes para que o mundo seja melhor. Nem sempre, porém, alguns instrumentos humanos da imprensa têm entendido a alta finalidade desse veículo, que a Divindade inspirou aos homens da Terra. A melhor maneira, na nossa forma de ver, que a  imprensa desta cidade teria de espalhar a luz, de espalhar a verdade, seria prosseguir fiel à realidade dos fatos, à notícia, deixando, sempre, uma nota de otimismo para dignificar a criatura e estimular o progresso.”





Liberdade de imprensa sim, porém há que ter responsabilidade! Tudo o que você “jogar ao vento”, irá se espalhar de forma avassaladora. Se já se espalhava na época da imprensa unicamente impressa, imaginem agora após o advento da Internet.
Cumpre-se destacar que liberdade de imprensa exige ética, sensibilidade, inteligência, conhecimento e respeito. Investigar sem distorcer... Olhar a matéria com empatia e compaixão... Aprender, adaptar-se... Compreender com olhos da razão e da experiência... Consideração e reverência... Escrever com regras e preceitos de efeito moral...



A responsabilidade é de apresentar a notícia, sem julgar e condenar, sem apresentá-la de forma tendenciosa. A liberdade de imprensa há de vir de mãos dadas com amor à verdade, ao próximo e a profissão.













Edição n.º 1012
Página 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário