sexta-feira, 16 de junho de 2017

Portal de Música Contemporânea - Instituto CPFL






O endereço eletrônico é dedicado ao diálogo entre músicos, 
compositores e internautas, com gravações originais, 
entrevistas, curiosidades e áudios exclusivos


O programa Música Contemporânea do Instituto CPFL, a única série brasileira regular de concertos dedicados à música do nosso tempo, acaba de ganhar um novo espaço de conhecimento, debates e apreciação: o portal www.musicacontemporanea.com.br. Trata-se de um portal dedicado ao diálogo entre músicos, compositores e público, com gravações originais, entrevistas, curiosidades, áudios exclusivos, difusão de obras contemporâneas e ensaios sobre compositores, obras e artistas.

Com mais de 13 anos de atividades, o programa já teve como curadores de séries temáticas alguns dos maiores compositores e músicos brasileiros, entre os quais Gilberto Mendes, Almeida Prado, Júlio Medaglia, Claudio Cruz e Rodolfo Coelho de Souza.

Além da exclusiva e minuciosa radiografia da criação musical brasileira no século 21, o programa Música Contemporânea realizou quase uma centena de encomendas de novas obras ao longo do período. Os novos sons de hoje foram mostrados em primeira mão no programa semanal Música Contemporânea, da Rádio Cultura FM de São Paulo.

O portal Música Contemporânea é o resultado do trabalho conjunto do jornalista e crítico musical João Marcos Coelho, coordenador da série de música contemporânea do Instituto CPFL desde 2004, e do diretor criativo e editor Ricardo Feldman.

"Concebemos esse espaço digital como uma vitrine democrática das músicas contemporâneas a partir de alguns pressupostos fundamentais: o olhar brasileiro e as interações da música com as artes visuais, cinema, teatro, literatura", comenta João Marcos.

A disseminação da "música do nosso tempo" tem como único critério viabilizar as mais atuais criações sonoras sem distinção de gênero, latitude ou preconceito estilístico, sobretudo num país com a diversidade do Brasil. 

"Esse registro, além de apontar caminhos para o futuro, nos faz repensar o passado a partir de nossa memória e de nossas influências culturais no âmbito musical", destaca Feldman.

O portal tem design sofisticado e um olhar especial para a experiência do usuário, que fará uma viagem pelo universo da chamada "música de invenção", expressão criada pelo poeta Augusto de Campos.

O espaço, que também pode ser acessado pelo celular, dará livre acesso ao rico acervo gravado no Instituto CPFL e apresentado inicialmente no programa Música Contemporânea da Rádio Cultura FM, além de gravações inéditas de concertos musicais realizados no Auditório Umuarama, do Instituto CPFL, em Campinas, desde 2003.

“O programa Música Contemporânea é um dos mais importantes programas do gênero do país, resultado de mais de uma década de encontros entre diferentes compositores, dos jovens artistas aos nomes mais consagrados. Com este projeto, o Instituto CPFL se tornou uma referência como espaço de criação e de disseminação das muitas linguagens da música brasileira e mundial. Este novo portal, um espaço de interação entre espectadores e artistas, vem ao encontro do nosso objetivo no Instituto CPFL: reduzir distâncias e conectar públicos cada vez maiores, de interesses diversos e variados, ao melhor das manifestações artísticas e culturais do país”, afirma o diretor do Instituto CPFL, Mário Mazzilli.

Com incentivo do ProAc, o projeto foi realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura e LIVRE Conteúdo, com patrocínio e apoio de  conteúdo do Instituto CPFL.







Edição n.º 1013
Página 04


Nenhum comentário:

Postar um comentário