sexta-feira, 16 de junho de 2017

Futebol nos Jogos Regionais será representado por valinhenses



Secretaria aposta no trabalho de base na competição em Americana



Dentro do Projeto Revelando Talentos, Valinhos será representada por garotos da base na disputa dos Jogos Regionais de Americana. A decisão foi da Secretaria de Esportes e Lazer, que aposta nas escolinhas da cidade e atletas que disputam competições municipais para fazer um bom papel no torneio de futebol. Em anos anteriores, a opção foi mandar times profissionais – até com atletas contratados. Agora, a filosofia é outra: apostar na nova geração valinhense.

“É hora de valorizar Valinhos, dar espaço aos valinhenses. O Projeto Revelando Talentos está dando certo. Vamos apostar as nossas fichas nos garotos e meninas da cidade. O futebol é um exemplo do trabalho na Secretaria”, explica o secretário da pasta, Rodrigo Paulo Ribeiro Big.

Toninho Evangelista ganhou a responsabilidade de ser o técnico da Seleção de Valinhos na disputa dos Jogos Regionais, em Americana. Está preocupado sim com o rendimento do time. Mas o técnico está ainda de olho no lado psicológico para a escolha dos 22 integrantes do grupo. “No primeiro treino, vieram 24 jogadores. Agora, no terceiro treinamento, temos 30 em campo. Esperamos por mais atletas. Tenho que escolher 22. Todos estão no mesmo nível e a decisão será difícil”, explica o treinador.

Mas a preocupação não para por aí. Depois, terá que convocar 18 para cada partida. Quatro vão ficar na arquibancada. E, antes do apito inicial, o técnico terá que optar por 11 para entrar em campo. “Os jogadores estão se esforçando muito nos treinos. Todos têm vontade de disputar um torneio do nível dos Jogos Regionais. A dedicação é grande”, explica o valinhense.

Toninho, por outro lado, disse que está pronto para a pressão. Ele trabalha há 50 anos com escolinhas. Sempre atuou com crianças de 8 a 12 anos. Trabalha com a base desde o tempo em que o Valinhense tinha campo na hoje Rodoviária. “Sempre tive a pressão dos pais”, analisa.

Agora, na Seleção de Valinhos, Toninho estará envolvido com garotos nascidos de 1997 a 2001. “O que me ajuda muito é o fato de eles se conhecerem, atuando em mesmos times em torneios na cidade. Esse entrosamento vai ajudar”, explica o treinador. Ele está de olho em cada garoto. “Não posso errar. Não posso fazer injustiça.”

Regionais é importante, de acordo com técnico

O técnico Toninho Evangelista ressalta a importância da disputa dos Jogos Regionais. “O time vai lutar pelo título, mas o importante é que os atletas vão conhecer outros esportes. Eles vão conviver com atletas de outras cidades. Vão conhecer e até torcer por outras modalidades. É muito importante”, enfatiza o treinador de Valinhos.

Tamanha experiência de Toninho foi construída como goleiro, que tem como uma das responsabilidades orientar seus companheiros, graças a sua visão mais completa do campo. O hoje treinador começou a atuar aos 16 anos, em Barretos. Aos 19 anos, já estava no time principal da Ferroviária. Depois, com 28, foi jogar pelo Botafogo de Ribeirão Preto.

Após uma vida fora da cidade, Toninho voltou para Valinhos. Jogou no futebol amador, foi supervisor e teve a sua vida dedicada nas equipes de base. Em Americana, terá a missão de levar Valinhos a lutar pelo título no futebol. Ele está confiante. “Temos um bom grupo. Temos bons jogadores. Dá para fazer bonito com a camisa de Valinhos”, prevê o treinador. Hoje, temos que montar uma boa comissão técnica também. Não se pode ser apenas um entregador de camisa. Vamos para Americana com a certeza de apresentar um bom trabalho”, acredita Toninho Evangelista.






Edição n.º 1013

Página 06

Nenhum comentário:

Postar um comentário