Ação visa o intercâmbio linguístico e
cultural
A Rede Municipal de Ensino
de Valinhos participa, pelo 5º ano consecutivo, do projeto para o ensino da
língua inglesa da ONG norte-americana Learning Enterprises (Empresas de
Aprendizagem).
A atividade envolve 1.200
alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º anos) de 12 Escolas Municipais de
Educação Básica. O município é a única cidade do país a participar do projeto,
que é desenvolvido pela ONG em mais de 10 países.
O projeto teve início no
dia 12 de junho e vai até 7 de julho, com uma média de duas horas e meia de
aulas semanais no contraturno escolar, incluindo atividades interativas, jogos,
músicas, brincadeiras e informações culturais sobre países que falam a língua
inglesa.
As aulas estão a cargo de
seis jovens norte-americanos, que ficam hospedados em casa de famílias no
município. São estudantes em busca da prática do voluntariado e também do
intercâmbio linguístico e cultural.
Segundo a professora
responsável pela área de Inglês da Rede Municipal, Sandra Meneghini, o projeto
é sempre muito aguardado pelos alunos. “Temos alunos que participam desde o 6º
ano e podemos sentir neles o interesse genuíno pela língua e a motivação para
aprofundar os seus conhecimentos acerca do idioma em sala de aula”, explicou.
Este ano a diretoria da ONG
é Maddie Westrick, que foi professora no ano passado, e a coordenadora é Úrsula
Machado de Campos Betti, que mora em Valinhos.
Rede
Municipal conseguiu uma medalha de ouro,
uma de prata e 11 de bronze
A rede municipal de ensino
de Valinhos foi destaque na 12ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas (OBMEP). O município teve 13 alunos medalhistas (um ouro,
uma prata e 11 bronzes), além de 46 menções honrosas e uma professora
homenageada. No ano passado, a cidade conquistou quatro medalhas (um ouro e
três bronzes).
A cerimônia de premiação
foi realizada quarta-feira (28), na Coordenadoria de Desenvolvimento Cultural
da Unicamp, para a entrega das medalhas de prata e bronze e certificados.
O secretário da Educação,
Zeno Ruedell, parabenizou alunos, professores, gestores e familiares pelo brilhante
desempenho alcançado pelas escolas municipais. “Isso mostra a qualidade do
ensino oferecido nas nossas escolas e o empenho dos nossos alunos. Que essas
medalhas sirvam de inspiração para todos”, destacou Ruedell.
O aluno Pedro Rebollo, da
EMEB Jorge Bierrenbach de Castro, mais uma vez, trouxe o ouro para o município,
assim como no ano passado. Em 2014, já havia conquistado bronze. Pedro receberá
sua medalha em solenidade que acontecerá no Rio de Janeiro.
A medalha de prata foi
conquistada pela aluna Sueanny Vanessa Brasil, da EMEB Horácio de Sales Cunha,
e as 11 medalhas de bronze foram para Alicia Gabrielly da Silva, da EMEB
Jerônymo Alves Corrêa; Ana Clara dos Anjos Flausino, da EMEB Jerônymo Alves
Corrêa; Caio Vitor Gomes de Paula, da EMEB André Franco Montoro; Diego
Agostinho Rosa, Nicole Garcia Camargo e Victor Pablo dos Santos, da EMEB
Cecília Meireles; Leonardo Terreri Salomão, da EMEB Waldomiro Mayr; Leticia
Gabriely Sampaio e Manuela Camila Queiroz, ambas da EMEB Jorge Bierrenbach de
Castro; Murilo José Santos, da EMEB Luiz Antoniazzi; e Francisco Luiz do
Nascimento, da EMEB Orestes Quércia. A professora homenageada foi Sueli Pelaio
dos Santos, da EMEB Luiz Antoniazzi.
Segundo a Secretaria da
Educação, todos os alunos medalhistas participam do Programa de Iniciação
Científica (PIC), no qual recebem bolsa para aulas de aprofundamento em
Matemática.
Em agosto, a Secretaria da
Educação promoverá outra cerimônia para homenagear os alunos medalhistas e que
receberam menções honrosas.
A edição deste ano teve
número recorde de cidades participantes, com 5.544 municípios (99,6% do total).
Dos quase 18 milhões de alunos inscritos na primeira fase, 501 conquistaram
medalhas de ouro, 1.500 ganharam a prata e 4.501 ficaram com o bronze, além de
mais de 42 mil menções honrosas.
A OBMEP foi criada em 2005
com o objetivo de estimular o ensino da matemática, revelar talentos e melhorar
o ensino da disciplina. A competição é promovida com recursos do MCTIC e do
Ministério da Educação e tem apoio da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM).
Edição n.º 1015
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