sexta-feira, 21 de julho de 2017

Coordenadoria do Bem-Estar Animal de Valinhos sai do papel


Valinhos tem agora um coordenador de Bem-Estar Animal (CBEA). Nesta sexta-feira (14), o prefeito Orestes Previtale nomeou o médico veterinário Mauro Pereira da Silva Neto para estar à frente do serviço. A nomeação é o primeiro passo para estruturar a Coordenadoria, que irá atuar junto a todos os órgãos municipais na implantação de políticas públicas voltadas à saúde, à proteção, à defesa e ao bem-estar dos animais domésticos.
 “O município tem perto de 18 mil cães e gatos e é de extrema importância o trabalho da Coordenadoria para a proteção dos direitos e garantias dos animais”, disse o novo coordenador.
A Coordenadoria é vinculada à Secretaria Planejamento e Meio Ambiente. A secretária da Pasta, Maria Silvia Previtale, disse que uma das primeiras medidas estruturadoras é a criação da equipe técnica, com o remanejamento de servidores como médico veterinário, um técnico veterinário e assistente administrativo.
A lei aprovada para instituir o serviço foi sancionada em maio de 2016, mas o funcionamento efetivo exigirá esforços da administração. “A estruturação da Coordenadoria vai depender da viabilização de recursos financeiros e de alocação de pessoal técnico. Mas, diante das dificuldades financeiras que a Prefeitura enfrenta, o processo demandará tempo e criatividade, inclusive por meio de verbas dos governos estadual ou federal ou, ainda, por emendas parlamentares”, afirma a secretária. “Outra alternativa é firmar parcerias com a iniciativa privada ou com as Organizações Não Governamentais”, complementa o coordenador Mauro.
A CBEA funcionará na Unidade de Controle de Zoonoses (UVC), e ficará responsável pelas ações de resgate de animais atropelados e em sofrimento; cadelas e gatas no cio; filhotes; animal mordedor; atendimento veterinário clínico e cirúrgico gratuito; entre outros. A Zoonoses fica na Alameda das Mangueiras, 828, Parque Valinhos.
A Coordenadoria vai formular políticas para a defesa e aplicação dos direitos dos animais; estimular, apoiar e desenvolver estudos e diagnósticos sobre a situação dos animais no município, além de promover campanhas de divulgação sobre a situação dos animais, seus direitos e garantias e firmar convênios nas áreas de políticas de proteção animal, entre outros.
O médico veterinário Mauro Neto está na Rede Municipal de Saúde desde 2003. “Será um desafio implantar um serviço novo, que será um diferencial na proteção animal. A Zoonoses até atua em algumas dessas áreas. O serviço é paliativo, pois a finalidade da UVC não é essa, mas evitar doenças nos animais que possam atingir o ser humano, como raiva, febre maculosa, leptospirose e dengue, entre outras”, explicou.
A CBEA, instituída no ano passado, era um desejo antigo de entidades e protetores da cidade. O vereador César Rocha (Rede), protetor da causa animal, foi um dos defensores da implantação.






ONG Adoções Corrente do Bem é pioneira em Valinhos na realização mutirões de castrações em gatos e cachorros


Com o apoio da Prefeitura, a Organização Não Governamental vai promover o primeiro mutirão de castração de cães e gatos, machos e fêmeas. A ação será realizada em duas etapas no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, que serão feitos por veterinários e assistentes voluntários, das 8 às 18 horas.
Os interessados em castrar seus animais devem enviar mensagem via Whatsapp para o número 981-236-491 e pagar R$ 80 mais um quilo de ração. É necessário informar nome completo, RG, CPF e endereço. Somente maiores de 18 anos podem fazer o cadastro. No próximo sábado (22), serão castrados 200 cães e no dia 29, será a vez de gatos.
Desde fevereiro, de forma pioneira em Valinhos, a ONG Adoções Corrente do Bem, tem feito mensalmente campanhas de castração a preço popular e realizando feiras de adoção todos os sábados na Casa de Rações Luiz Basetto.
Castrações a preços populares permitem que todos possam castrar seus animais, sem pesar no orçamento familiar. Desta forma, evita as crias indesejadas, além de inúmeras doenças e abandono dos filhotes.
O projeto Castração do Bem tem ganhado muita força, popularidade e reconhecimento, já que não tem fins lucrativos. Este trabalho é totalmente voluntário em prol da causa animal.








Edição n.º 1017

Página 04

Nenhum comentário:

Postar um comentário