sexta-feira, 7 de julho de 2017

Reciclar é preciso!


 Seja a mudança que você quer ver no mundo!
Mahatma Gandhi




Segundo o Ministério do Meio Ambiente, “reciclagem é um conjunto de técnicas de reaproveitamento de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. É uma das alternativas de tratamento de resíduos sólidos (lixo) mais vantajosas, tanto do ponto de vista ambiental quanto do social: ela reduz o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e dá emprego a milhares de pessoas.”
Para que haja a reciclagem, é necessário que o cidadão faça em casa a correta separação dos materiais, para facilitar a coleta. Todo o material reciclado, retorna ao processo produtivo, diminuindo assim, o volume de lixo acumulado em aterros, gerando , ainda, economia e preservação do meio ambiente.


Infelizmente, no Brasil, apenas 2% de todo lixo produzido diariamente é reciclado. É necessário uma reeducação da população, para que insiram esse hábito ao seu dia a dia.
Materiais recicláveis como papel, vidro, plástico e latas, têm valor de mercado, pois são reaproveitados como matéria-prima no processo de fabricação de novos produtos.
Precisamos estar atentos aos materiais que podem ser reciclados, e os que não podem. Quando fazemos uma separação eficaz, temos muitos benefícios, tais como: evitar contaminação do solo e das águas, economizar energia elétrica, diminuição das enchentes causadas por acumulo de lixo nos rios, entre outras.


A mudança de hábitos é necessária. Temos que aprender a reciclar corretamente, para que consigamos preservar o meio ambiente e salvar a vida do planeta.





















Edição n.º 1015

Página 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário