sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Alcançar Jesus


  
As festas de final de ano trazem sempre certo encantamento. Aguardamos os presentes, reunimos a família e os amigos em torno de uma mesa farta, enfeitamos as casas e as ruas e, ficamos na expectativa de um novo ano que está para começar, que sempre esperamos nos traga dias melhores. Assim é o Natal na maioria das casas em que se comemora o nascimento de Jesus.
Fico imaginando o olhar do Mestre observando nossas ações e atitudes nesta data em que supostamente deveríamos tê-lo mais presente em nossos corações, onde deveríamos comemorar seu aniversário como o de um irmão mais velho, dedicado, que está sempre nos ajudando nos momentos mais difíceis de nossas vidas, que tanto fez, faz e fará por cada um de nós.
Sempre que um familiar, ou amigo querido faz aniversário, nos preocupamos em agradá-lo, em surpreendê-lo. Tentamos descobrir seus desejos para presenteá-lo com algo que lhe agrade, reunimos as pessoas para mostrarmos nosso carinho, admiração e gratidão por fazer parte de nossa vida, de nossa história.
Mas com Jesus não é bem isto o que ocorre. Vivemos ainda o mundo das aparências, das ilusões, Jesus, de fato, ainda está fora de sua própria festa de aniversário.
O que poderíamos fazer para que ele estivesse realmente entre nós? Para demonstrar por ele nosso carinho? Seria dar presentes caros ou estar mais presente, mais próximos de nossa família e das pessoas que amamos? Preparar uma mesa farta de alimentos ou buscar mais o alimento espiritual? Enfeitar a casa, as ruas ou adornar nossos pensamentos, atitudes e palavras com a amizade, a simpatia, a boa vontade? Aguardar que uma data no calendário mude nossa vida, ou trabalhar, transformando-nos, para que efetivamente semeando o bem colhamos o bem?
Estamos desatentos para o outro e suas necessidades, nosso egoísmo ainda não nos permite baixar as armas. Defendemos nossos interesses, despreocupados com o sentimento alheio.
Conforme encontramos no Evangelho Segundo o Espiritismo, o presente mais agradável a Deus é que vivamos em paz com nossos irmãos, perdoando, retirando de nossos corações a mágoa, o ódio, a má querença. Com certeza com Jesus não é diferente.
Quer presentear Jesus? Perdoe, compreenda, seja mais paciente, se coloque no lugar do outro, busque entender seus sentimentos. Se o outro ainda não está pronto para fazer o mesmo, não importa, faça sua parte. Dê o seu melhor e não espere retribuição, ela virá de Deus, da vida.
Emmanuel no livro Pão Nosso lição 138, nos diz: “Quando Jesus penetra o coração de um homem, converte-o em testemunho vivo do bem e manda-o a evangelizar os seus irmãos com a própria vida e, quando um homem alcança Jesus, não se detém, pura e simplesmente, na estação das palavras brilhantes, mas vive de acordo com o Mestre, exemplificando o trabalho e o amor que iluminam a vida, a fim de que a glória da cruz se não faça vã”.
Desejamos a todos um Feliz Natal com Jesus, que possamos crescer para alcançá-lo e com ele comemorar o seu aniversário, refletindo em nossos semelhantes o seu amor, através de nossas atitudes.












 Edição n.º 966 - página 04






Nenhum comentário:

Postar um comentário