sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Voar é com os pássaros



No outono é quando as árvores voam.” 
(Fernando Lemos, artista plástico, poeta)



Nesses tempos tão “bicudos” de mentiras deslavadas, desfaçatez alarmante e corrupção disseminada, preferível às informações terríveis e desalentadoras dos noticiários diários é ir se deslumbrar com o fascinante conjunto de projetos, desenhos e maquetes da belíssima exposição interativa “Leonardo da Vinci – a Natureza da Invenção”, na Galeria de Arte do SESI-SP, no Centro Cultural FIESP – Ruth Cardoso (Av. Paulista, 1.313, São Paulo).




Leonardo da Vinci (1452 – 1519) foi um homem de engenho, talento e arte do Renascimento italiano: encarnou o espírito da sua época, tendo contribuído com todas as formas de expressão nos mais diferentes campos da arte e do conhecimento.
Ele foi pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, anatomista, literato, musicista e inventor, e é considerado um dos maiores gênios da humanidade.
Possivelmente, a maior ambição de Leonardo da Vinci era dar asas ao homem. Para isso, estudou profundamente o voo dos pássaros. Ele transformou o movimento das máquinas (as de voar e as de guerra) com seus projetos minuciosamente desenhados.
Os ideais de Leonardo da Vinci inspiram NOTÍCIAS, que acredita na difusão da arte e da cultura como ferramenta poderosa, modeladora do cidadão completo, integral, crítico, participante da construção dos saberes como forma primordial de valorização do ser humano.
Porque voar não é apenas com os pássaros ou com as árvores outonais: é com a engenhosidade criativa do espírito humano; é com a imaginação; e é também com a inventividade das emoções do coração.











Edição n.º 965 - página 01


Nenhum comentário:

Postar um comentário