“A
tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem
quando ele está vivo.” – Mário Sérgio Cortella
Razão
de ser, propósito, essência. Aquilo que move, que dá sentido, norteia, conduz.
Para mim, a denominação preferida é propósito – aquilo que dá sentido para
tudo, até mesmo para o que é, aparentemente, irrelevante ou até inexplicável.
Jaime Troiano, Presidente
do Grupo Troiano de Branding, afirma: “Arquimedes, talvez o maior matemático da
antiguidade clássica, dizia há mais de 2200 anos: ‘Dê-me uma alavanca e um
ponto de apoio e eu levantarei o mundo’. Pois bem, depois de vários anos
envolvido com a BrightHouse, essa frase milenar ganhou um sentido especial na
minha vida profissional.
Porque o Propósito é a
alavanca que tem transformado a vida de muitas organizações. Não é demais
afirmar que talvez ela não resolva os problemas deste nosso mundo, mas
potencializa sobremaneira o impacto que as organizações têm na sociedade e dá
uma razão de ser para sua existência.
Nós somos os pontos de
apoio que garantimos a propulsão dessa fantástica alavanca. As organizações que
combinaram esses dois elementos – a alavanca e o ponto de apoio - têm criado
muito mais valor, no sentido pleno que essa palavra pode ter. Valor no sentido
do impacto no bottom line, valor no
sentido da sustentabilidade organizacional, valor no sentido da contribuição
para os projetos de felicidade de seus colaboradores e dos segmentos da sociedade
atendidos por elas.”
A razão da existência é um
tema que sempre motivou estudos, buscas e calorosos debates, em todos os
setores da sociedade e etapas da vida. Não é diferente nas organizações, sejam
elas com ou sem fins lucrativos.
Quando há propósito honesto
e digno, tudo se alinha. A mais lucrativa das empresas pode se tornar valorosa
e imprescindível para muitos. É esta a organização que “faz a diferença”,
dentro de seu contexto. É assim com pessoas e organizações.
Em tempo – nunca é demais
lembrar, que o fato de ter fins lucrativos não é sinônimo de falta de
escrúpulos. Não significa exploração de colaboradores, nem desrespeito ao
consumidor, com baixa qualidade de produtos ou serviços. Isso é outra coisa...
Como funciona? Basta pensar
um pouco sobre marcas e logo vem à mente a lembrança daquelas marcas que
amamos. Sim, porque algumas conseguem a façanha de serem amadas, o que lhes
garante um espaço precioso no mercado, na vida dos consumidores. E, para provar
que não se trata de sentimentalismo ou utopia, um estudo publicado na revista
de Marketing Industrial demonstrou a força do Propósito como uma alavanca de
resultados. Tal estudo estabeleceu uma relação entre três variáveis: a
existência de um Propósito na organização, o nível de reputação de sua marca
corporativa e a sua performance na BOVESPA. O que foi encontrado: uma
verdadeira Roda da Fortuna. Um ciclo virtuoso de realimentação entre as três
variáveis.
Empresas e marcas nascem e
morrem, todos os dias. Sempre é tempo de avaliar, estudar e ampliar
possibilidades e horizontes. Final de ano é um tempo ainda mais propício.
Busque e encontre seu propósito, seja como indivíduo ou como organização. Faça
isso quantas vezes achar necessário, já que a mudança é certa no ciclo da vida
– é uma dica cuja prática pode trazer à tona o que faltava, para tudo fazer
sentido e ser efetivamente produtivo e rentável – monetariamente ou não.
Edição n.º 964 - página 07
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