sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

PROPÓSITO DAS ORGANIZAÇÕES


“A tragédia não é quando um homem morre. A tragédia é o que morre dentro de um homem quando ele está vivo.” – Mário Sérgio Cortella




Razão de ser, propósito, essência. Aquilo que move, que dá sentido, norteia, conduz. Para mim, a denominação preferida é propósito – aquilo que dá sentido para tudo, até mesmo para o que é, aparentemente, irrelevante ou até inexplicável.
Jaime Troiano, Presidente do Grupo Troiano de Branding, afirma: “Arquimedes, talvez o maior matemático da antiguidade clássica, dizia há mais de 2200 anos: ‘Dê-me uma alavanca e um ponto de apoio e eu levantarei o mundo’. Pois bem, depois de vários anos envolvido com a BrightHouse, essa frase milenar ganhou um sentido especial na minha vida profissional.
Porque o Propósito é a alavanca que tem transformado a vida de muitas organizações. Não é demais afirmar que talvez ela não resolva os problemas deste nosso mundo, mas potencializa sobremaneira o impacto que as organizações têm na sociedade e dá uma razão de ser para sua existência.
Nós somos os pontos de apoio que garantimos a propulsão dessa fantástica alavanca. As organizações que combinaram esses dois elementos – a alavanca e o ponto de apoio - têm criado muito mais valor, no sentido pleno que essa palavra pode ter. Valor no sentido do impacto no bottom line, valor no sentido da sustentabilidade organizacional, valor no sentido da contribuição para os projetos de felicidade de seus colaboradores e dos segmentos da sociedade atendidos por elas.”
A razão da existência é um tema que sempre motivou estudos, buscas e calorosos debates, em todos os setores da sociedade e etapas da vida. Não é diferente nas organizações, sejam elas com ou sem fins lucrativos.



Quando há propósito honesto e digno, tudo se alinha. A mais lucrativa das empresas pode se tornar valorosa e imprescindível para muitos. É esta a organização que “faz a diferença”, dentro de seu contexto. É assim com pessoas e organizações.
Em tempo – nunca é demais lembrar, que o fato de ter fins lucrativos não é sinônimo de falta de escrúpulos. Não significa exploração de colaboradores, nem desrespeito ao consumidor, com baixa qualidade de produtos ou serviços. Isso é outra coisa...
Como funciona? Basta pensar um pouco sobre marcas e logo vem à mente a lembrança daquelas marcas que amamos. Sim, porque algumas conseguem a façanha de serem amadas, o que lhes garante um espaço precioso no mercado, na vida dos consumidores. E, para provar que não se trata de sentimentalismo ou utopia, um estudo publicado na revista de Marketing Industrial demonstrou a força do Propósito como uma alavanca de resultados. Tal estudo estabeleceu uma relação entre três variáveis: a existência de um Propósito na organização, o nível de reputação de sua marca corporativa e a sua performance na BOVESPA. O que foi encontrado: uma verdadeira Roda da Fortuna. Um ciclo virtuoso de realimentação entre as três variáveis.



Empresas e marcas nascem e morrem, todos os dias. Sempre é tempo de avaliar, estudar e ampliar possibilidades e horizontes. Final de ano é um tempo ainda mais propício. Busque e encontre seu propósito, seja como indivíduo ou como organização. Faça isso quantas vezes achar necessário, já que a mudança é certa no ciclo da vida – é uma dica cuja prática pode trazer à tona o que faltava, para tudo fazer sentido e ser efetivamente produtivo e rentável – monetariamente ou não.











Edição n.º 964 - página 07

           
           

            

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