sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

LIVROS – UNEM TODAS AS ‘TRIBOS’

      




“Os livros ganharam destaque na edição 2014 da Black Friday. De acordo com pesquisa da iProspect Brasil, o item foi o mais mencionado nas redes sociais nas postagens com declarações de compra dos internautas, chegando a 31% das mensagens analisadas. Em seguida, com 15%, aparece vestuário, games com 10% e CDs, DVDs e Blu Rays com 9% das citações. O estudo pesquisou declarações de compra no Twitter, no Facebook, no YouTube e na blogosfera, entre 27 e 29 de novembro. Foram consideradas 300 publicações, 100 a cada dia.” (Extraído de “Na Black Friday, livros lideram menções nas redes sociais”, por Roberta Moraes, do Mundo do Marketing)
A despeito do que se diz, os livros fazem parte da vida de todo mundo, em maior ou menor grau. O livro é democrático – interessa crianças, jovens e adultos, independente de classe social e até mesmo de grau de instrução. Sejam livros de papel, de tecido ou e-book. Os gêneros e custos são tão variáveis, que atendem a qualquer público. Quem já visitou a Livraria Cultura do Conjunto Nacional, em São Paulo, sabe do que estou falando. É lindo ver o que acontece lá. Ver como as pessoas ocupam o espaço e interagem com os livros e com os outros, chega a emocionar.
A prova do sucesso dos livros, é que a 23ª Bienal do Livro de São Paulo, recebeu, em dez dias (de 22 a 31 de agosto deste ano), 720 mil pessoas. O tema geral foi "Diversão, cultura e interatividade: Tudo junto e misturado". De acordo com a presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Karine Pansa, o investimento total foi de R$ 34 milhões, sendo R$ 4,8 milhões captados via Lei Rouanet. Foram 350 expositores, que representam 750 selos. E, pela primeira vez, os visitantes puderam usar o vale-cultura, tanto para adquirir os ingressos quanto para comprar livros. A Bienal passou a ser um acontecimento social, de integração de culturas e valores, das mais variadas vertentes e concepções.
Ainda não é o ideal? Mas é um bom caminho. Cada dia mais a interdisciplinaridade e a multiplicidade de atividades em um único evento ou espaço, deixam de ser apenas tendência, para se consolidar. Números como os da Bienal do Livro de São Paulo e os destaques da Black Friday – dois eventos completamente diferentes, mas ambos comerciais e culturais, atestam que dá para conciliar, sem medo, comércio e cultura. Um beneficia o outro e todo mundo sai ganhando. Literatura, dança, teatro, cinema, culinária, circo, desenho, música – tudo junto e misturado, contribuindo para uma vida mais rica e um mundo melhor, ao alcance de todos. Tudo isto está disponível, o ano inteiro. Incorporar o hábito da leitura pode ser a qualquer hora, dia, lugar. Em qualquer fase da vida. Basta começar. Presentear com um livro pode ser mais do que dar um presente. Ampliar horizontes é presentear com vida, que gera mais vida.

















Edição n.º 965 - página 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário