“Valorizar as pessoas é valorizar o
próprio negócio.” – Ruy Shiozawa, CEO do Great Place to Work® Brasil
A
revista NOVAREJO, que acesso através de seu portal na internet, informa sobre
tudo que acontece no setor varejista. Tendências, práticas e valores, do ponto
de vista de todos os envolvidos – fabricantes, consumidores, consultores,
economistas, micro/ médio e grandes empresários.
O
mundo é, ao mesmo tempo, grande e pequeno. Cada dia mais, surgem generalistas e
especialistas. A valorização do “ter” esbarra na do “ser”, gerando mudanças.
Aparentemente, tudo bem contraditório. Mas não. As possibilidades infinitas,
advindas da globalização, da intensa transmissão de informações, revolucionaram
a sociedade moderna.
A
transparência é crescentemente desejada, valorizada e até mesmo exigida, em
todos os setores da sociedade. Principalmente em um país como o Brasil, que tem
sido assolado pela falta de valores e princípios.
Por
tudo isto, o setor privado busca o caminho inverso: a valorização das pessoas –
sejam elas seus colaboradores ou consumidores.
Em
entrevista à NOVAREJO, Bruno Mendonça, responsável pela área de conteúdo do
GPTW (Great Place To Work), afirmou que “A identidade de uma empresa ou de
qualquer grupo social se constrói e se manifesta através das pessoas. A partir
do momento que os indivíduos tomam para si a missão e os valores da
organização, o maior comprometimento com as metas almejadas torna-se
inevitável.”
À
parte as motivações para as manifestações públicas do último ano, esse
movimento da sociedade tem sido muito positivo. A maior parte da população está
cansada de atos escusos. Olhemos então com atenção para a “cara do varejo”, e
constataremos as mudanças.
Na
última semana, foi inaugurada uma nova unidade da Riachuelo em São Paulo, em
plena Avenida Paulista, em um prédio de 6 andares, com 4,5 mil metros
quadrados. Iluminação potente, decoração predominante em preto e branco e muito
vidro, exprimem transparência e elegância, em todos os detalhes. E como se sabe
que “retail is detail” (varejo é detalhe), até a escada rolante tem seu
maquinário à vista!
Informações
e produtos são abundantes e variados. Para abastecer as 224 lojas próprias, a
marca tem o maior parque fabril da América Latina, garantindo preços acessíveis
e novidades constantes.
Este
é mais um exemplo de que todos podem ganhar – empresários, colaboradores e
consumidores se beneficiam, se sentem e são valorizados.
Faço
votos de que estes anseios tão legítimos alcem voo e contagiem com valores e
princípios sólidos, os demais setores da sociedade.
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