É incrível como a vida pode
ser simples. Pode, mas nem sempre é. Quem consegue vivenciar a simplicidade,
chega bem próximo de ser genial. Por isso, ser genial, é para poucos.
Mesmo que você seja empresário,
é antes cliente. Colocar-se no lugar do outro, sentir empatia – esta pode ser a
chave de uma ação de sucesso. Facilitar a vida, apresentar opções variadas,
atender nichos específicos – seja qual for o foco, que seja simples. Mas que
seja bem fundamentado, elaborado e tenha as ações e resultados acompanhados,
monitorados. Ajustes podem ser necessários, conforme a ação e conforme a reação
do público.
Como disse Bruno Mello,
Editor Executivo do Mundo do Marketing, em seu editorial de 25/3 – “Além de
entender as pessoas que compram nossos produtos, precisamos olhar para as
macrotendências. São movimentos que não mudam ao sabor da moda e fazem parte de
transformações mais profundas que terão impacto direto na vida das pessoas,
especialmente nas grandes cidades. Não se trata de olhar para frente. Mas
perceber as transformações que teremos num futuro próximo, trazer para o
presente e oferecer uma solução. Que pode ser simples.”
Para o individual, micro,
pequeno e médio empresário, adaptar ações já testadas por outras empresas, é menos
complexo do que parece. Ler, estudar, participar de cursos, feiras, convenções,
congressos, palestras e workshops, são movimentos que abrem novos horizontes,
possibilitam a assimilação de conhecimentos e práticas bem sucedidas. Lógico
que tudo isto exige algum investimento (financeiro, de tempo e boa vontade),
mesmo quando se trata de eventos gratuitos e acesso a livros em bibliotecas
públicas e em grandes livrarias. O bom senso para considerar o ramo,
localização e porte do negócio, também é imprescindível, antes de definir
qualquer ação.
Facilitemos a vida, a
partir das reflexões motivadas pelo mês de março, que foi o mês do consumidor –
e que venham bons resultados, durante o ano todo. Ganham produtores,
comerciantes, prestadores de serviço e consumidores – lembrando que os ganhos
não são apenas em termos de retorno financeiro imediato. A consolidação de uma
marca ou serviço, a médio e longo prazo, pode frutificar na tão almejada
longevidade.
Edição n.º 981 - página 07
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