quinta-feira, 2 de abril de 2015

FACILITAR A VIDA E GERAR VALOR


É incrível como a vida pode ser simples. Pode, mas nem sempre é. Quem consegue vivenciar a simplicidade, chega bem próximo de ser genial. Por isso, ser genial, é para poucos.
Mesmo que você seja empresário, é antes cliente. Colocar-se no lugar do outro, sentir empatia – esta pode ser a chave de uma ação de sucesso. Facilitar a vida, apresentar opções variadas, atender nichos específicos – seja qual for o foco, que seja simples. Mas que seja bem fundamentado, elaborado e tenha as ações e resultados acompanhados, monitorados. Ajustes podem ser necessários, conforme a ação e conforme a reação do público.
Como disse Bruno Mello, Editor Executivo do Mundo do Marketing, em seu editorial de 25/3 – “Além de entender as pessoas que compram nossos produtos, precisamos olhar para as macrotendências. São movimentos que não mudam ao sabor da moda e fazem parte de transformações mais profundas que terão impacto direto na vida das pessoas, especialmente nas grandes cidades. Não se trata de olhar para frente. Mas perceber as transformações que teremos num futuro próximo, trazer para o presente e oferecer uma solução. Que pode ser simples.”
Para o individual, micro, pequeno e médio empresário, adaptar ações já testadas por outras empresas, é menos complexo do que parece. Ler, estudar, participar de cursos, feiras, convenções, congressos, palestras e workshops, são movimentos que abrem novos horizontes, possibilitam a assimilação de conhecimentos e práticas bem sucedidas. Lógico que tudo isto exige algum investimento (financeiro, de tempo e boa vontade), mesmo quando se trata de eventos gratuitos e acesso a livros em bibliotecas públicas e em grandes livrarias. O bom senso para considerar o ramo, localização e porte do negócio, também é imprescindível, antes de definir qualquer ação.
Facilitemos a vida, a partir das reflexões motivadas pelo mês de março, que foi o mês do consumidor – e que venham bons resultados, durante o ano todo. Ganham produtores, comerciantes, prestadores de serviço e consumidores – lembrando que os ganhos não são apenas em termos de retorno financeiro imediato. A consolidação de uma marca ou serviço, a médio e longo prazo, pode frutificar na tão almejada longevidade.

 








Edição n.º 981 - página 07



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