sexta-feira, 10 de abril de 2015

TENDÊNCIAS DE COMPORTAMENTO E CONSUMO




“Marcas servis: Cada vez mais consumidores urbanos valorizam marcas que servem/ auxiliam/ enriquecem suas vidas. Interações ‘ao vivo’, que trazem conveniência/ agregam generosidade/ educam, são ainda mais admiradas.” – Luciana Stein, Diretora para Américas do Sul & Central da trendwatching.com




A Trendwatching, em 2014, realizou um levantamento sobre quais devem ser as prioridades das empresas, para atender a contento seus consumidores. Tive a oportunidade e o privilégio de ouvir Luciana Stein, no 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, em 2013. O conhecimento sobre o assunto e o respeito ao consumidor, foram os destaques de sua participação.
De acordo com o site, “A trendwatching.com é uma empresa de tendências e inovaçāo independente, que monitora o mundo todo em busca dos movimentos de consumo mais promissores, insights e inovações. Criada em 2002, conta com uma rede mundial de analistas nos escritórios de Londres, Cingapura, São Paulo, Nova York e Lagos, além de caçadores de tendências em mais de 120 países. Todos os meses publica Trend Briefings globais e Trend Bulletins locais em Português e Espanhol, para 200 mil assinantes e possui mais de 2 mil clientes no mundo todo.”  

Roberta Moraes, do Mundo do Marketing, publicou, no último dia 7: “Depois de se apoderar do que as marcas poderiam acrescentar em suas vidas – a imagem propagada pelas próprias companhias –, os consumidores agora esperam que as empresas os ajudem a impulsionar suas aptidões. Muito além de consumir, a questão é adquirir prestígio e status com equipamentos que permitirão ao cidadão se diferenciar ao produzir em casa algo que antes era exclusivo das empresas. ‘O conceito de luxo tem mudado. As pessoas, agora, não querem apenas possuir mais coisas. Elas esperam que esse consumo ajude a ampliar suas capacidades, polindo as habilidades e dando mais segurança às atividades que elas já praticavam anteriormente’, explica Luciana Stein.”

Alguns dos melhores exemplos: as famosas e desejadas máquinas de café expresso e a moda da “cozinha gourmet”, que parece ter vindo para ficar. Equipamentos diferenciados são comercializados, com o intuito de popularizar o que antes era exclusivo de profissionais do setor. Seguindo e suprindo esta tendência, os programas sobre culinária ganharam novos formatos. Os reality shows culinários fazem muito sucesso nos canais de TV abertos e pagos. Enfim, o gosto pela culinária mudou de cara e de status.
“Atenção” continua sendo a palavra de ordem, pois até as minorias podem representar uma atraente oportunidade de negócio.








Edição n.º 982 - página 07

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