“Marcas servis: Cada vez mais
consumidores urbanos valorizam marcas que servem/ auxiliam/ enriquecem suas
vidas. Interações ‘ao vivo’, que trazem conveniência/ agregam generosidade/
educam, são ainda mais admiradas.” – Luciana Stein, Diretora para Américas do
Sul & Central da trendwatching.com
A Trendwatching, em 2014, realizou
um levantamento sobre quais devem ser as prioridades das empresas, para atender
a contento seus consumidores. Tive a oportunidade e o privilégio de ouvir
Luciana Stein, no 1º Congresso Brasileiro de Live Marketing, em 2013. O
conhecimento sobre o assunto e o respeito ao consumidor, foram os destaques de
sua participação.
De acordo com o site, “A
trendwatching.com é uma empresa de tendências e inovaçāo independente, que
monitora o mundo todo em busca dos movimentos de consumo mais promissores, insights
e inovações. Criada em 2002, conta com uma rede mundial de analistas nos
escritórios de Londres, Cingapura, São Paulo, Nova York e Lagos, além de caçadores
de tendências em mais de 120 países. Todos os meses publica Trend Briefings
globais e Trend Bulletins locais em Português e Espanhol, para 200 mil
assinantes e possui mais de 2 mil clientes no mundo todo.”
Roberta Moraes, do Mundo do
Marketing, publicou, no último dia 7: “Depois de se apoderar do que as marcas
poderiam acrescentar em suas vidas – a imagem propagada pelas próprias
companhias –, os consumidores agora esperam que as empresas os ajudem a
impulsionar suas aptidões. Muito além de consumir, a questão é adquirir
prestígio e status com equipamentos que permitirão ao cidadão se diferenciar ao
produzir em casa algo que antes era exclusivo das empresas. ‘O conceito de luxo
tem mudado. As pessoas, agora, não querem apenas possuir mais coisas. Elas
esperam que esse consumo ajude a ampliar suas capacidades, polindo as
habilidades e dando mais segurança às atividades que elas já praticavam
anteriormente’, explica Luciana Stein.”
Alguns dos melhores
exemplos: as famosas e desejadas máquinas de café expresso e a moda da “cozinha
gourmet”, que parece ter vindo para ficar. Equipamentos diferenciados são
comercializados, com o intuito de popularizar o que antes era exclusivo de
profissionais do setor. Seguindo e suprindo esta tendência, os programas sobre
culinária ganharam novos formatos. Os reality shows culinários fazem muito
sucesso nos canais de TV abertos e pagos. Enfim, o gosto pela culinária mudou
de cara e de status.
“Atenção” continua sendo a
palavra de ordem, pois até as minorias podem representar uma atraente
oportunidade de negócio.
Edição n.º 982 - página 07
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