sexta-feira, 10 de abril de 2015

Valinhos implanta projeto de monitoramento “Escola Protegida”


Inicialmente oito unidades de ensino ganharão câmeras 24h         



A Prefeitura de Valinhos está implantando o projeto ‘Escola Protegida, Educação Garantida’ com a instalação de câmeras de monitoramento 24 horas no interior e ao redor de prédios municipais. Inicialmente, serão beneficiadas oito escolas. “O objetivo é usar a tecnologia em prol da segurança dos alunos, professores e funcionários, além de proteger o patrimônio público”, destaca o prefeito Clayton Machado.
Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Ederson Marcelo Valêncio, os dispositivos ajudarão na prevenção de invasão, depredação, roubo e furto, tráfego de drogas e violência. A central de monitoramento ficará na sede da Guarda Civil Municipal.
De acordo com Valêncio, nessa primeira etapa do ‘Escola Protegida’ serão instaladas em pontos estratégicos 92 câmeras que cobrem 100% da parte interna e do entorno das oito escolas abrangidas. “A proposta é estender o projeto para todas as unidades de ensino do município”, afirma o secretário.O secretário da Educação, Danilo Sorroce, destaca que a ação integra o projeto ‘Valinhos Digital’, em implantação nas escolas municipais pelo governo Clayton Machado, que visa dotar as unidades de ensino com tecnologia de ponta. “Com o projeto ‘Escola Protegida’ teremos educação garantida”, ressalta o secretário, acrescentando que o monitoramento dará maior sensação de segurança aos pais, alunos e educadores.



Em instalação
As primeiras unidades a serem contempladas com o projeto ‘Escola Protegida’ são as do complexo educacional do Jardim São Marcos, que inclui as Escolas Municipais de Educação Básica (Emebs) ‘São Marcos’ e ‘Dom Bosco’ e o Centro Municipal de Educação Infantil (Cemei) ‘Antonio Montero Filho’. O bairro ganhará ainda uma câmera digital Dome, na rotatória próxima às escolas, que permite zoom de até 36 vezes, para leitura de placas de veículos.
“É a mesma câmera da Base Móvel de Monitoramento que contribui para a detecção de veículos furtados ou roubados”, explica o secretário Valêncio. Ao todo são 29 câmeras que estão em fase final de instalação no Jardim São Marcos. As outras unidades de ensino a serem contempladas com o dispositivo de segurança são: Emeb ‘Horácio de Salles Cunha’ (16 câmeras), no Bairro São Bento do Recreio; Emeb ‘Tomorahu Kimbara’ (10 câmeras), no Macuco; Emeb ‘Professora Edina Bampa da Fonseca’ (16 câmeras), na Reforma Agrária; Emeb ‘Dona Carolina de Oliveira Sigrist’ (16 câmeras), no Capivari; Emeb ‘Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto’ (5 câmeras), no Parque Portugal.







 Edição n.º 982 - página 04


Nenhum comentário:

Postar um comentário