A
busca das empresas de Comunicação por soluções mais eficazes para seus
clientes, tem sido motivada por vários fatores: o grande número de informações
disponíveis, as redações de jornais, revistas e departamentos cada vez mais enxutas
e consequentemente o crescente número de profissionais multitarefas. Os novos
cenários refletem a nova ordem das coisas. Assim, nascem desafios diários. Não
basta parecer – é preciso ser!
Para
fundamentar a proposta de soluções em bases sólidas, a EVCOM (www.evcom.com.br)
fez uma pesquisa com jornalistas brasileiros. Foram 318 respondentes. Alguns dos
números apresentados por Thiago Costa, sócio-diretor da EVCOM, em uma palestra
proferida na FAAP/SP, na última terça-feira:
-
Respondentes: 57% mulheres e 43% homens;
-
Utilização de releases enviados pelas assessorias de imprensa: 56% não utilizam
com frequência e 44% utilizam;
- Para
aceitar uma pauta, o que considera: 69% relevância, 20% adequação ao veículo,
6% o e-mail recebido, 3% exclusividade e ineditismo e 2% prazo;
- O
que faz uma pauta chamar a atenção e emplacar com os editores: 42% ineditismo
no assunto, 30% dados que contextualizem a pauta (como estatísticas e
pesquisas), 23% alguma curiosidade apresentada e 5% a notoriedade da
empresa/especialista;
-
Disponibilidade para encontros de relacionamento com fontes (almoços, eventos,
viagens): 76% disponíveis e 24% não disponíveis;
-
Rede social mais utilizada: 69% Facebook, 17% Twitter, 4% LinkedIn e 10% todas
na mesma intensidade.
Planejar,
estabelecer e firmar parcerias, criar notícias e proporcionar experiências são
soluções sinalizadas pelos números levantados na pesquisa. Thiago Costa
confirmou o que tenho comentado em algumas de minhas matérias – “Hoje a
divulgação precisa ser baseada em conceitos, ideias e relacionamento.”
Produzir
conteúdos independentes e multi meios é mais que uma tendência, já é realidade
– texto, foto, vídeo, games e aplicativos – várias plataformas interagem para
melhor comunicar. Portanto, com dedicação, criatividade e relacionamentos bem
estruturados, a comunicação eficaz e integrada acontece.
Nenhum comentário:
Postar um comentário