quinta-feira, 14 de novembro de 2013

UM TOMBO DE VEZ EM QUANDO...



“A autoconfiança é a certeza que você tem de que vai realizar o que prometeu, mesmo sabendo que no meio do caminho surgirão obstáculos. Numa história do jornalista norte-americano Darren Hardy, ele conta que o pai o ensinou a esquiar com 6 anos de idade. Quando estava com 8 anos, ele já sabia esquiar razoavelmente bem.
Um dia, durante o jantar, ele contou que estava feliz porque não tinha caído nenhuma vez naquele dia. O pai, então, respondeu:
- Se não caiu, hoje, você não evoluiu!
A resposta era exatamente o contrário da que ele esperava escutar. Mas o pai continuou e disse:
- Quem está crescendo sempre vai acabar levando um tombo de vez em quando.
A vida é assim: “cheia de tombos para quem evolui”.




Quem nessa vida já não levou um tombo? Um tombo de cair no chão ou um tombo emocional ou afetivo?
Nós sabemos que sempre que enfrentamos uma situação ao batalhar por um projeto novo, os problemas vão aparecer. Mas... Confiamos na nossa capacidade de superação.
O que não pode acontecer é ficarmos caídos, desanimados, sem ação, parados, amortecidos, tristes... É preciso não nos acomodar com os resultados negativos e muito menos darmos justificativas superficiais para as nossas falhas.
A autoconfiança cria a força para persistir e trabalhar até conseguir a vitória e o sucesso. As vitórias produzem confiança, enquanto as derrotas a destroem. Com está o nosso nível de autoconfiança?
Quando assumimos a responsabilidade por nossos resultados sabemos que podemos melhorar. No trabalho, na vida familiar, no relacionamento com os amigos estamos constantemente provocando nossa autoconfiança. Como nos sentimos? Os desafios nos amedrontam?
Se cada um de nós confiar em si mesmo, vai saber fazer suas escolhas com sabedoria e acerto. Quando as mudanças aparecerem em nossa vida, precisamos confiar em nós mesmos. Precisamos estudar e analisar bastante, pedir ajuda para os outros se necessário e trabalhar forte. Depois de algum tempo, percebemos que as novidades se tornam rotina.
É preciso manter serenidade e pensamentos positivos para superar as dificuldades. É preciso persistência para atingir as metas e objetivos.
Concordamos com Goethe quando diz: “Somente quando uma pessoa aprender a acreditar em si própria é que ela saberá o que é viver”.
Nossa confiança precisa ser alimentada. Nossa maneira de pensar e agir pode aumentar nossa segurança e força interior.
Não estamos sozinhos! Deus nosso Pai está sempre conosco. Iluminando, inspirando, dando forças, abençoando, falando através das pessoas com quem convivemos...



                                                        









Nenhum comentário:

Postar um comentário