sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Aparentemente inútil e o sentido do útil!



O escritor Rubem Alves no seu livro “A alegria de ensinar” nos conta este fato que pode parecer simples, mas, é pleno de reflexões:

“Um amigo tinha um sítio. Colocou nele uma vaca, que lhe dava uma enorme despesa! Teve de construir um estábulo, além de comprar uma picadeira de cana para a ração. As pessoas ajuizadas da família tentaram trazê-lo à razão”.
“Com as despesas todas que a vaca lhe dá, o leite dela é o mais caro da cidade! Seria mais barato e prático comprar o leite nos pacotes plásticos”.
Mas ele me confessava: “Eles não entendem... Eu não tenho a vaca por causa do leite. Eu tenho a vaca porque gosto de ficar olhando para ela, com aqueles olhos tão mansos, aquele ar plácido, tão diferente do das pessoas com quem convivo... Tenho a vaca porque ela me faz ficar tranqüilo...”



É interessante!
O sentido do útil e do aparentemente inútil! Do prático, do que deve ser transformado em lucro, e do suposto prejuízo...
O sonho, a fantasia, a satisfação, a alegria, o entusiasmo, os planos e objetivos, o que nos toca o coração, acreditamos, ficam no entremeio desses valores.
São sempre os dois lados. Como enxergamos, sentimos e entendemos as coisas, os objetos e as pessoas... Como cultivamos os sonhos, aquilo que nos dá prazer, tranqüilidade, alegria.
Mas, para a sociedade atual, o lucro e os resultados são o mais importante. Vamos nos deixar levar por essa força inconsciente? Ou vamos nos respeitar como seres inteligentes, emocionais e espirituais? Vamos nos deixar levar pelo consumismo exagerado e frio ou pela propaganda enganosa e alienante?
A complexidade do ser humano nos assusta!
Somos ricos em potencial. Somos capazes de fazer, sentir e viver muitas coisas, de várias maneiras... Somos capazes de mudar de transformar para melhor aquilo que nos perturba e entristece.
Por que então, ficamos insensíveis à beleza das pequenas coisas, dos gestos mais simples? Por que nos fechamos quando o apelo é a solidariedade, a compreensão, a comunicação, a convivência, o perdão, a paz?
Precisamos respeitar a forma de viver das pessoas com quem nos relacionamos. Precisamos respeitar o olhar que elas têm sobre a vida e o mundo...
Somos pessoas criativas, capazes de transformar as situações adversas. Vamos alimentar os sonhos, os projetos, as coisas que gostamos de fazer...
Encontrando mais equilíbrio pessoal, a nossa convivência será mais pacífica e feliz. E sabemos que podemos contar sempre com a luz que vem de Deus.













Nenhum comentário:

Postar um comentário