sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

... “É PRECISO TER FORÇA, É PRECISO TER RAÇA”...


Quantas vezes nos encontramos em situações difíceis e controvertidas porque fomos precipitados nas decisões que tomamos. Nem sempre o que é bom numa situação é bom em outra.
Precisamos estar sempre alertas e atentos, pois, cada momento pode nos trazer uma experiência nova.
Um relato baseado na fábula de Esopo ilustra essa reflexão:


“Um animal de carga que carregava sal estava atravessando um rio quando escorregou e caiu na água. E, como o sal se dissolveu, ele levantou-se e saiu mais leve. Exultante com isso, após algum tempo, quando carregava um frete de esponjas, chegou à beira de outro rio e supôs que, se caísse novamente, iria sair com mais facilidade. Então, escorregou de propósito. Aconteceu, porém que as esponjas absorveram a água e o animal não conseguindo levantar, quase se afogou ali mesmo”.

O comodismo é um caminho curto, mas pode nos conduzir para o desânimo, a tristeza, a frustração de não ter conseguido. Por isso é importante estarmos sempre voltados para nossos objetivos, para aquilo que almejamos para nossa realização pessoal e social.
A reflexão pessoal, o conhecimento interior, a descoberta do que somos capazes e a ação são fundamentais para nosso crescimento mental e espiritual.
A convivência, o diálogo, a amizade, o entendimento nos ajudam a perceber as possibilidades que temos e os talentos e dons que precisamos desenvolver.
“Lembre-se de que querer levar vantagem constantemente pode fazer o mais sábio dos cavaleiros cair do cavalo”.
E, Deus, nosso Pai, nos inspira e nos ‘fala ao coração’, para vivermos em paz conosco e com as pessoas. É preciso celebrar a vida e as conquistas após a aceitação e superação dos desafios com ‘força e com raça’.
















Nenhum comentário:

Postar um comentário