"Nossa classe média é
mais rica que 54% da população mundial" – Renato Meireles,
diretor-presidente do Data Popular
Nesta semana, no dia 17,
foi amplamente divulgada a pesquisa Faces
da Classe Média, lançada pelo
Serasa Experian, em parceria com o Instituto Data Popular. Por classe média, a
pesquisa entende famílias com rendas entre R$ 320,00 a R$ 1.120,00 por pessoa.
São 108 milhões de indivíduos, correspondendo a 54% da população brasileira. Seriam
o 18º país do planeta em consumo – poderiam, inclusive pertencer ao G20.
No ano passado, gastaram R$
1,17 trilhão e movimentaram 58% do crédito distribuído em território nacional. A
previsão ainda é muito otimista para 2014: vender 11,7 milhões de viagens
nacionais e internacionais, 6,7 milhões de aparelhos de TV, 4,8 milhões de
geladeiras, 7,8 milhões de notebooks, 4,5 milhões de tablets, mais 3,9 milhões
de smartphones, 3 milhões de carros e 2,5 milhões de casas e apartamentos.
O crédito tem sido
amplamente utilizado, mesmo por quem não sabe como fazê-lo adequadamente. "As
empresas estão preocupadas em fornecer educação para o crédito, mas o volume de
investimentos para o assunto é uma particularidade de cada uma", diz
Ricardo Loureiro, presidente do Serasa Experian.
Não se trata de uma classe
homogênea. Isso reforça a necessidade do varejista/ prestador de serviços
investir, cada vez mais, na identificação e conhecimento de seu público. Até
mesmo para orientá-lo e atendê-lo adequadamente.
Para a pesquisa, foram
levados em conta critérios demográficos, geográficos, de crédito e de
comportamento. Desta forma, dividiu a classe média brasileira em quatro perfis:
promissores (19%), batalhadores (39%), experientes (26%) e empreendedores
(16%).
A previsão é que em 2023 a
classe média seja 58% da população brasileira, 20% a mais que em 2003. A classe
alta vai dos 22% atuais para 33% e a classe baixa vai de 24% em 2013, para 9%
em 2023.
São dados confiáveis e
relevantes, que adequadamente interpretados e utilizados, podem trazer fôlego
novo para setores que não pareciam mais promissores. Há
esperança e novas possibilidades!
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