sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Os “atributos” de homens e animais





Todos os quatro atributos: inteligência, instinto, raciocínio e memória do espírito humano são encontrados também nos animais, embora menos desenvolvidos.” Esta afirmação é de Caibar Schutel (1868 – 1938), que diz ainda: “a alma dos animais é imortal e perfectível, vindo a ingressar no reino hominal, após percorrida a escala evolutiva zoológica.”



Provas equestres já estão se firmando como um atrativo comum, provavelmente porque não é uma prática agressiva, na qual seja preciso que o animal receba maus tratos para aprender a competir, com demonstrações de violência, como acontece em pelejas aceitas em vários rinques (briga de galo, por exemplo), ou pior, como está acontecendo atualmente entre pessoas (gente!) de diferentes torcidas futebolísticas.


Talvez seja por essa razão que as mulheres, mais sensíveis e avessas a maus tratos de qualquer espécie, já estão participando significativamente das provas equestres,  ao lado dos muladeiros.

Há tempos Adriano Maçaira, patrono dos Muladeiros de Valinhos, é assíduo participante dos encontros e percorre o trajeto dos desfiles festivos de Valinhos e Vinhedo.

Seu dócil animal, o boi “Corintiano”,  é tratado com muito carinho pelo seu dono, e sempre, quando ele chega aos locais dos eventos, forma-se imediatamente uma fila de crianças que pedem: “posso montar um pouquinho nesse boi manso?” E seu Adriano prontamente ajuda a criança a “escalar” o boi. Ao descer, o sorriso da criança tem jeitinho de “quero mais”!


A esperança de seu Adriano é que os vereadores de Valinhos aprovem uma lei municipal que destine espaço suficiente no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, para que a Secretaria de Cultura de Valinhos assuma a responsabilidade de administrá-lo para que possa haver, lá, rodeios e exibições de plantéis.


Como preconiza  Adriano Maçaira, também participante de romarias montadas, e ciente dos cuidados que é imprescindível ter em desfiles, rodeios e montarias: É preciso não esquecer que qualquer animal requer dedicada atenção para a manutenção de sua sanidade física, com a constante assistência de veterinários com formação qualificada.”



Nenhum comentário:

Postar um comentário