sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Pai e filho vencem


A família Trombeta é o grande destaque da cerimônia de premiação da Exposição de Frutas, na modalidade Figo Roxo, realizada durante a 65ª Festa do Figo e a 20ª Expogoiaba. O pai Ariel foi o campeão, com 732 pontos, e o filho, Tiago, ficou com a vice-liderança, somando 705 pontos. Já a terceira colocação foi para Márcia Bottura Previtalli, com 690 pontos. Ao todo foram 12 premiações na modalidade. Os festejos foram realizados de 18 de janeiro a 2 de fevereiro no Parque Municipal ‘Monsenhor Bruno Nardini’ e a Exposição de Frutas foi uma das principais atrações.


“O cultivo do figo roxo é uma tradição que vem de três gerações. Começou com meu avô, depois passou para o meu pai, que participa da Festa desde sua 1ª edição e já foi campeão por diversas vezes, e, agora, estamos dando sequência. O mais importante, para nós, é participar e apresentar à população o que temos de melhor. É claro que ficamos felizes com a premiação, mas a satisfação maior, sem dúvida, de todos nós, fruticultores, é a participação nesta grandiosa Festa”, comentou Tiago Trombetta, que estava acompanhado de sua mãe, Bernardete Trombeta. A família produz figo roxo, goiaba e pêssego em uma propriedade no Morro das Pedras.
Já na modalidade Goiaba Vermelha o vencedor foi Jorge Kushi, com 633 pontos, seguido de Leonardo José Joaquim, com 573, e Atushi Toriy, com 545. Foram 11 premiações ao todo. Na Goiaba Branca, Leonardo Joaquim ficou com o 1º lugar, com 568 pontos. Yoshinobu Kusse conquistou a vice liderança, com 564, Mario Scabello obteve o 3º lugar, com 516, e Atushi Toriy ficou com a 4ª colocação, com 468.
Vencedor na categoria Goiaba Vermelha, Jorge Kushi, de Cosmópolis, elogiou a organização da Festa em relação aos anos anteriores, como importante incentivo aos produtores rurais. “Sempre participo desta Festa e, sem dúvida, é grandiosa e tenho muito prazer em participar”, comentou Jorge.
Já na Goiaba Branca Leonardo José Joaquim faturou o 1º lugar pelo 3º ano consecutivo e também se classificou em 2º lugar na categoria vermelha, a qual participou pela 1ª vez. “É claro que a premiação é motivo de alegria, mas nosso principal objetivo em participar da exposição é mostrar a qualidade das frutas cultivadas em Valinhos”, ressaltou, aproveitando para elogiar a organização da Festa. “Foi nota mil. Faz mais de 10 anos que não via uma Festa como essa. A do ano passado foi boa, mas a desse ano foi melhor ainda”. Joaquim cultiva goiaba, figo roxo e uva em uma propriedade na Reforma Agrária.
Mais premiações - A Exposição de Frutas ainda ofereceu outras 19 premiações na modalidade Uva Niagara Rosada, seis na Uva Niagara Branca, além de quatro painéis da semana e 20 menções honrosas. Foram três semanas de julgamentos, com a participação de engenheiros agrônomos, especialistas em fruticultura, e produtores rurais. Os vencedores da exposição saíram da soma das notas obtidas nos quesitos uniformidade, cor, tamanho e embalagem.
O programa Globo Rural, da Rede Globo de Televisão, dedicou ao julgamento uma reportagem especial. E, este ano, pela primeira vez, o programa global transmitiu um link ao vivo do local de julgamento para todo o País.

Só elogios -  “Frutas de 1ª qualidade, vendas que superaram as expectativas, produtores rurais contentes e uma exposição maravilhosa”. Assim definiu o presidente do Sindicato Rural de Valinhos, Alci Roberto Previtali, ao comentar sobre o resultado final da Premiação das Frutas da Exposição e, ainda, sobre as vendas nesta edição da 65ª Festa do Figo e 20ª Expogoiaba.
A Exposição de Frutas, realizada no Pavilhão ‘Victório Bissoto’ numa área com 1.300 m2, contou com a participação de 32 produtores rurais, apresentando o que há de melhor na fruticultura valinhese nas variedades de figo roxo, goiaba, uva, pêssego, maçã, morango, figo da índia, caju e outras frutas de beleza e qualidade exemplares, cultivados com esmero por produtores na maioria de Valinhos e alguns da região.

Segundo o presidente do Sindicato Rural de Valinhos, os vencedores da Exposição serão premiados com troféus e insumos agrícolas. A data da solenidade de premiação ainda será definida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário