sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

MANIPULAÇÃO?!



"Pensar pede audácia, pois refletir é transgredir a ordem do superficial que nos esmaga." - Lya Luft




O linguista estadunidense Noam Chomsky elaborou, há alguns anos, uma lista com as “10 estratégias de manipulação” através da mídia. Na realidade, nada que não saibamos, mas é sempre bom ficar atento.

1 - A ESTRATÉGIA DA DISTRAÇÃO – “Manter a atenção do público distraída, longe dos verdadeiros problemas sociais, cativada por temas sem importância real. Manter o público ocupado, ocupado, ocupado, sem nenhum tempo para pensar; de volta à granja como os outros animais” (citação do texto 'Armas silenciosas para guerras tranquilas');

2 - CRIAR PROBLEMAS, DEPOIS OFERECER SOLUÇÕES – por exemplo, deixar que se desenvolva ou se intensifique a violência urbana, a fim de que o público seja o mandante de leis de segurança e políticas em prejuízo da liberdade;

3 - A ESTRATÉGIA DA GRADAÇÃO – para fazer com que se aceite uma medida inaceitável, basta aplicá-la gradativamente, a conta-gotas, por anos consecutivos;

4 - A ESTRATÉGIA DO DEFERIDO – é mais fácil aceitar um sacrifício futuro do que um sacrifício imediato. O público tem sempre a tendência a esperar que “tudo irá melhorar amanhã” e que o sacrifício exigido poderá ser evitado. Isto dá mais tempo para acostumar-se com a ideia de mudança e de aceitá-la com resignação quando chegar o momento;

5 - DIRIGIR-SE AO PÚBLICO COMO CRIANÇAS DE BAIXA IDADE – quando se sente desprovido de um sentido crítico, como uma criança, é mais fácil manipular o público ;

6 - UTILIZAR O ASPECTO EMOCIONAL MUITO MAIS DO QUE A REFLEXÃO – a utilização do registro emocional, permite abrir a porta de acesso ao inconsciente para implantar ou enxertar ideias, desejos, medos e temores, compulsões, ou induzir comportamentos;

7 - MANTER O PÚBLICO NA IGNORÂNCIA E NA MEDIOCRIDADE – fazer com que o público seja incapaz de compreender as tecnologias e os métodos utilizados para seu controle e sua escravidão;

8 - ESTIMULAR O PÚBLICO A SER COMPLACENTE NA MEDIOCRIDADE – estimular o público a achar que é moda o fato de ser estúpido, vulgar e inculto;

9 - REFORÇAR A REVOLTA PELA AUTOCULPABILIDADE – fazer o indivíduo acreditar que é somente ele o culpado pela sua própria desgraça, por causa da insuficiência de sua inteligência, de suas capacidades, ou de seus esforços;

10 - CONHECER MELHOR OS INDIVÍDUOS DO QUE ELES MESMOS SE CONHECEM – na maioria dos casos, o sistema exerce um controle maior e um grande poder sobre os indivíduos, do que os indivíduos sobre si mesmos.

Parece cruel? Pois é ainda pior. Pensar pede audácia!













Nenhum comentário:

Postar um comentário