sexta-feira, 21 de março de 2014

“A Anunciação”




Para os cristãos, a Anunciação comemorada em 25 de março (nove meses antes do Natal) é o próprio momento da Encarnação de Jesus, quando o sopro divino é feito carne em Maria, colocando em ação o plano de Deus para a salvação da humanidade.
É esse exato instante que o pintor flamengo Jan van Eyck captou e reinterpretou, com grande precisão, enorme riqueza de detalhes e repleto de mensagens codificadas sobre o triunfo da nova fé sobre as velhas escrituras: através da encarnação humana de Cristo, a velha era da Lei (Antigo Testamento) é transformada na nova era da Graça (Novo Testamento).
No belo quadro a óleo “A Anunciação”, pintado entre 1434 e 1436, as formas parecem ter peso e volume, e luz e sombra interagem de modo natural, não no ambiente doméstico da casa de Maria, mas numa imponente igreja medieval, onde se destaca a textura de materiais tão distintos quanto a dureza de pedras do piso, das colunas e das paredes; a dos vidros das janelas; e a das joias do manto do anjo; contrastando com a frágil suavidade das pétalas dos lírios; a delicadeza da pele das personagens; e o tecido pesado das vestimentas.
Além de invocar um Deus de Amor, em vez de um severo Deus de Julgamento, a pintura está repleta de referências às velhas Escrituras e à vitória da nova fé, a Cristandade. Na estrutura da igreja, a única janela superior exibe um vitral representando Jeová, Deus dos judeus, enquanto, mais abaixo, as três janelas de vidro transparente simbolizam a Trindade dos cristãos: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.
Nessa pintura, dos lábios do arcanjo Gabriel vem o anúncio de que Maria vai gerar o filho de Deus, escrito em letras douradas: “Ave gratia plena (Salve, cheia de graça)”. Modestamente, ela responde com aceitação: “Ecce ancilla domini (Eis aqui a serva do Senhor)”, escrita de trás para a frente e de cabeça para baixo, para que a pomba (acima de sua cabeça) ‒ que representa o Santo Espírito ‒ possa ler.
A figura supradimensionada de Maria dentro da capela simboliza sua identificação com a Igreja, e os lírios aos seus pés se referem à sua pureza.
    

Há quase tantos quadros representando a Anunciação quanto os que representam o nascimento de Jesus Cristo.

Pela importância da data de 25 de março para os cristãos, NOTÍCIAS presta-lhes homenagem com este quadro pleno de beleza e significados. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário