sexta-feira, 7 de março de 2014

As lições que a vida oferece!


Um mercador que tinha um papagaio preso num poleiro, um dia, resolveu viajar para a Amazônia e perguntou ao louro o que desejava de lá. Este lhe pediu: “Se você encontrar algum bando de papagaios livres, pergunta-lhes como também posso ser livre e voar.”
Na Amazônia, o mercador viu um bando de papagaios e gritou-lhes a mensagem do louro. Ao ouvi-lo, o guia do bando caiu morto. O homem, penalizado, pensou: “Coitado, devia ser parente do meu papagaio”.
Ao voltar, contou o sucedido ao seu papagaio e este, para seu espanto, tombou como morto. O homem lamentou, mas, resignado, desprendeu o louro inerte e o atirou no quintal. No próprio impulso com que foi jogado, ele alçou vôo e pousou num galho. O mercador muito admirado, perguntou-lhe: “Afinal, o que significa tudo isso?” E o papagaio respondeu-lhe: “Apenas segui a lição.”    
             




Estar de olhos e coração bem abertos para cada momento da vida, é uma grande habilidade. Se soubermos entender, apreciar e assumir, as lições de cada dia, de cada acontecimento, de cada comunicação, vamos  nos transformando e crescendo.
A sabedoria da vida!
É o que todos queremos aprender, para usá-la. A leitura que fazemos das coisas, das pessoas, dos fatos, está envolvida e influenciada pelas emoções, sentimentos, conhecimentos, valores, crenças... Precisamos ficar atentos, para perceber as “entrelinhas”, os recados, as palavras contidas, os sussurros, o silêncio, o grito, o sorriso, a lágrima...
O mundo agitado, violento e intolerante como está hoje, em que os objetivos matérias e financeiros se sobrepõem aos humanos e espirituais, exige de nós, sonhos e ações mais fortes e cheias de solidariedade.
Os interesses pelo poder e pelo dinheiro perturbam a visão dos gananciosos e os impedem de enxergar a beleza da vida, quando ela é respeitada e valorizada.
Somos defensores da vida! Da liberdade e da justiça!
Somos capazes de escolher, de decidir qual caminho queremos percorrer e com quem, de buscar o que é melhor para nós... Somos capazes de superar os obstáculos e lutar pelo respeito mútuo.
O grande desafio da vida é a própria vida cheia de sabedoria. E a cada manhã, ao acordar, estamos dispostos a vivê-la, com ajuda de Deus, a Suprema Sabedoria.  















Nenhum comentário:

Postar um comentário