sexta-feira, 14 de março de 2014

Beleza escondida atrás das aparências...



Como é bom refletir ao ler ou ouvir as experiências das pessoas. A escritora Sue Bender nos conta sobre uma das situações que ela viveu numa viagem que fez: “Há muitos anos, eu estava em uma pequena aldeia no Marrocos, no alto da montanha.
Quando me registrei no hotel, vi em cima do balcão um vaso rústico, alaranjado, encantador, com duas alças salientes, cheio de flores.
Era uma imagem magnífica.
Sua simples forma arredondada e monocromática contrastava com a magnitude das flores coloridas. Todos os dias eu olhava para o vaso e ficava chocada com a sua beleza. Em geral, sou uma viajante disciplinada e raramente tentada a levar alguma coisa para casa, mas aquela era uma exceção.
No quinto dia perguntei ao gerente se poderia comprar aquele vaso. “Sem dúvida”, disse ele. “Há muitos exatamente iguais a este em uma loja da praça.”
Fiquei encantada e saí imediatamente para comprar meu vaso.  O gerente estava certo e ao mesmo tempo errado. Na verdade, havia cerca de cem vasos rústicos com o mesmo formato, e nenhum tinha aquele algo a mais que eu poderia chamar de sua alma. Ninguém iria me convencer a levar uma daquelas peças tão frágeis para casa.
Quando voltei ao hotel, disse ao gerente o que tinha visto. E, apontando para o vaso que estava em cima do balcão, perguntei: “Eu poderia comprar aquele vaso?”
“É claro”, disse ele. “Não faz diferença. Todos eles são iguais.”                                    



É interessante perceber, no relacionamento com as pessoas, como as coisas e acontecimentos têm um peso, uma conotação diferente para cada um.
Tudo depende do que acreditamos o que valorizamos como enxergamos... Nós somos sensíveis aos fatos, às palavras, aos sons, aos gestos, aos olhares conforme nos tocam e falam ao coração.
Como é importante a auto educação da sensibilidade, do saber ver, do apreciar, do analisar, do trocar idéias, do comunicar, do agir na direção daquilo que nos faz bem!...
Na convivência diária, na família, no grupo social e de trabalho, essa atitude coerente e acolhedora ao que sensibiliza, cria um clima de entendimento e harmonia. Significa que todos e tudo ao nosso redor têm um valor especial. 
Que tenhamos a alma aberta para sentir, perceber e acolher as pessoas e coisas...
Que nossos olhos vejam além das aparências, para apreciar a beleza escondida nas pessoas que convivem conosco.
Quantas qualidades, talentos e dons para serem repartidos e compartilhados... Porque é tão difícil percebê-los?
Que nossa percepção, nossa ação criativa, nosso bom senso, nos ajudem a “fazer a diferença”, onde quer que estejamos...
Queremos viver, sentir, admirar, reconhecer e nos deixar envolver pela grandeza da vida!...











Nenhum comentário:

Postar um comentário