sexta-feira, 18 de julho de 2014

OUVINDO O CANTO DO CISNE!








No cotidiano de nossas vidas, muitas vezes, nos vemos agindo por impulso, sem pensar nas conseqüências das nossas atitudes. A fábula, baseada em Esopo, ilustra bem essa reflexão: “Um homem sempre alimentava seu cisne e seu ganso na mesma hora e com a mesma comida, mas, com fins diferentes”. Enquanto o cisne trazia harmonia à sua casa com seu belo canto, o ganso daria um ótimo cozido. Quando os dois já estavam adultos, o homem resolveu preparar o ganso para o jantar.
No entanto, como estava escuro, ele acabou pegando o cisne pelo pescoço e o levou ao celeiro para matá-lo. O cisne, já adivinhando seu triste fim, entoou sua última canção. “Ao reconhecer a linda voz, o homem imediatamente largou a faca, e o cisne foi salvo.”
Quantas decisões simples ou complicadas nós precisamos tomar durante a nossa vida! Quanta “tomada de posição” muitos esperam de nós na família, no trabalho, na vida social...
Uma coisa é importante antes de qualquer decisão: analisar a situação salientando os pontos positivos e negativos, avaliar o que consideramos melhor e que vai trazer mais benefícios pessoais e sociais.
Na fábula, o cisne ao soltar seu canto, numa circunstância extrema, salvou sua vida. Não podemos esperar a situação ficar difícil! É a cada dia que precisamos nos fortalecer, animar nossa vontade, motivar nossa mente, envolver nossas emoções e assumir as ações necessárias para alcançar as metas desejadas.
Queremos buscar sempre a clareza das idéias, a consciência dos atos, o olhar corajoso sobre as diversas situações da vida e aceitar a colaboração preciosa das pessoas com quem convivemos.
E, Deus, com a Sabedoria de Pai, nos ilumina para descobrir o que é acertado e sensato no momento da escolha, para sentir a força necessária e  para agir de maneira a conseguir o resultado esperado.
Que sejamos atentos para ouvir o canto da vida e salva-la, vivendo com entusiasmo todos os desafios. Cada minuto da vida, cada deliberação que tomamos são de um valor grandioso. Somos capazes e temos dentro de nós os talentos para isso.











Edição n.º 944 - página 03

Nenhum comentário:

Postar um comentário