sexta-feira, 11 de julho de 2014

Relembrando o inesquecível



O valinhense Luiz Carlos Fagnani, de malas prontas para assistir o campeonato mundial de futebol de 2002, que aconteceria no Japão, acrescentou em sua bagagem a edição n.º 320 de NOTÍCIAS DE VALINHOS. Isto é o que se pode classificar de Prova de Carinho de um leitor.
O escritor Milan Kundera afirmou: A memória não guarda senão um milionésimo ou um bilionésimo, em suma uma parcela ínfima da vida vivida.
NOTÍCIAS tem em seu arquivo a façanha de Luiz Carlos Fagnani porque arquivou a sua prova de carinho, que registrou os 106 anos de Valinhos.
Há muitas coisas, algumas personalidades e vários fatos da cidade  que merecem e precisam ser lembradas, como importantes para a comunidade valinhense, para que sua presença não se perca na distância do tempo, como fragmentos do passado, esmaecidos pelas falhas de nossa humana memória.
Geralmente, são as vidas vividas e as obras executadas pelos homens públicos e pelos artistas, principalmente, que deixam mais marcadas suas passagens pela cidade onde nasceram, trabalharam, construíram ou fizeram algo que permanece além do tempo de suas vidas humanas.
Só no Estado de São Paulo, há inúmeros exemplos de artistas de todas as categorias: os da literatura, da música, das artes plásticas e  inventores, sendo homenageados e festejados como verdadeiros monumentos  às  suas  cidades de origem ou adotadas.
A casa de Cultura Euclides da Cunha, de São José do Rio Pardo, promove, há 102 anos,  a Semana Euclidiana. É um movimento de estudo da sua obra, além de preservar a memória do engenheiro civil e escritor. Ele projetou uma ponte sobre o Rio Pardo, em 1898, enquanto escrevia seu romance Os Sertões. Euclides da Cunha não era natural da cidade, mas não deixa de ser lembrado e comemorado por ela todos os anos. E São José do Rio Pardo está incluída em todas as notícias que comentam os 114 anos da publicação de Os Sertões.
A cidade de São Paulo comemorou neste ano os 82 anos da Semana de Arte de 1922, relembrando todos os seus integrantes: Mário de Andrade (escritor, músico, estudioso do folclore nacional), Anita Malfatti (pintora), Osvald de Andrade (escritor), Tarsila do Amaral (pintora), Victor Brecheret (escultor), Di Cavalcanti (pintor), Vila-Lobos (maestro e compositor).
Tarsila do Amaral, especialmente, merece de Capivari, onde nasceu, grande destaque. São João da Boa Vista tem orgulho de ser a terra natal de Guiomar Novaes (pianista).
Campinas é privilegiada por ser o berço de dois vultos de projeção internacional: Carlos Gomes, maestro e compositor, e Santos Dummont, inventor do avião!
Valinhos também tem duas personalidades importantíssimas a serem relembradas e homenageados: Flávio de Carvalho (arquiteto) que adotou Valinhos como sua cidade, para viver depois de bem sucedido profissionalmente. A outra é Adoniran Barbosa (compositor e cantor), que nasceu no bairro do Lenheiro e entre tantos destaques, conquistou o prêmio de compositor com o samba Trem das Onze, para as comemorações do quarto Centenário do Rio de Janeiro.
 
Tom Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário