sexta-feira, 10 de julho de 2015

América Latina recebe o Papa





A América Latina recebe o Papa Francisco pela segunda vez. E desta vez o líder da Igreja Católica optou por visitar três entre os países mais pobres da região, afirmando assim seu compromisso com os fragilizados.
Francisco, desde que assumiu o comando da Igreja em 2013 tem marcado o seu pontificado com postura de simplicidade, humildade, sobriedade. Da mesma forma como quando veio ao Brasil, apresenta-se de braços abertos aos fiéis, sem carro com vidro blindado, porque quer uma aproximação direta com o povo. Também confirma sua forte mensagem social e pastoral, com a visão já proposta desde o advento das encíclicas Pacem in Terris e a Mater et Magistra, do papa João XXIII.
Francisco, com essa postura, encarna, digamos assim, tudo o que o Vaticano II propôs como aggionarmento, para que a Igreja consiga uma efetiva evangelização, a partir da realidade, dos desafios da contemporaneidade.
Parece importante registrar que o estilo pastoral de Francisco não conflita, de modo algum com a doutrina social da Igreja, pois ele quer mostrar que o compromisso com os mais pobres é tradição da Igreja, algo que os comunistas se apropriaram enquanto retórica, mas que o Papa, com seu modo de agir, quer reforçar que os cristãos não são comunistas porque trabalham em favor dos pobres. É isso que faz com que o papa Francisco seja entendido pelas pessoas mais simples e humildes, e questionado por intelectuais de direita que não compreenderam a sua estratégia por uma necessária pastoral, sem confrontar a doutrina da Igreja.
No Equador, Bolívia e Paraguai, o papa Francisco pregou a defesa da família e dos valores da Igreja, num contexto de preparação para as importantes decisões que deverão ser tomadas no Sínodo da Família, em outubro. O que surpreende nas posições do papa Francisco, que ele demonstra em sua viagem pela América Latina, é o conhecimento que tem da realidade, e sua compreensão dos problemas existentes, e de que a Igreja não pode se tornar um gueto no mundo, mas que sua missão é irradiar o Evangelho para todos; daí a necessidade de enfrentar os desafios, de modo a propor soluções que façam as pessoas viverem melhor o Evangelho, e não se afastarem dele. Mostra isso com a sua disposição ao diálogo ecumênico. Francisco se propõe a ouvir, dialogar, partilhar, para que haja uma possibilidade de trabalho conjunto pelo bem de todos, a partir dos pontos em comum, daquilo que une, e não do que desune. Por isso aposta no diálogo também com as demais religiões, sem impor, mas propor um relacionamento de partilha e diálogo.
Visitar países mais pobres da América Latina é sinalizar ao mundo que o seu discurso não é apenas retórica, mas uma prática consolidada em gestos concretos, na busca de uma sociedade mais justa e solidária, a partir dos princípios e valores cristãos. É a mística de São Francisco atualizada nos desafios de hoje; "aonde há discórdia que eu leve a paz".
O Papa Francisco, com suas ações, certamente vai se tornando uma liderança mundial com a estatura moral necessária para contribuir por uma paz baseada em valores essenciais e éticos e, por isso mesmo, capaz de se efetivar com resultados concretos, a partir da realidade cotidiana. O papa dá assim uma demonstração de vida, esperança e fé. Pede a todo instante que rezemos por ele. É um homem comprometido com uma missão de paz e caridade.














 Edição n.º 995 - página 08


Nenhum comentário:

Postar um comentário