sexta-feira, 3 de julho de 2015

Câmara aprova redução branda da maioridade penal



A Câmara dos Deputados rejeitou na madrugada do dia primeiro deste mês de julho, em meio a protestos de estudantes e deputados, a proposta de redução da maioridade penal (PEC 171/93). O texto dessa medida determinava que os adolescentes pudessem ser punidos como adultos, a partir dos 16 anos, nos casos de crimes hediondos, como estupro, latrocínio e homicídio (quando há agravantes) e também por crimes de lesão corporal grave ou lesão corporal seguida de morte e roubo agravado (quando há uso de arma ou participação de dois ou mais criminosos, entre outras circunstâncias). A proposta precisava de ao menos 308 votos para ser aprovada, mas o resultado foi de 303 votos a favor e 184 contrários.
Esse texto rejeitado é um substitutivo aprovado em uma Comissão Especial criada para analisar o tema e nasceu de uma articulação do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB), com a chamada Bancada BBB (Boi, Bala e Bíblia), que defende diversas pautas conservadoras, entre elas a redução da maioridade. O substitutivo teria, na avaliação de Cunha e seus aliados, mais chances de ser aprovado do que o projeto original, apresentado em 1993. Isso porque o original poderia ser considerado muito radical para alguns parlamentares e pela sociedade visto que propõe a redução da maioridade penal de 18 para 16 anos para todos os crimes, sem exceção.
Ontem, quinta-feira, Cunha colocou em votação uma alternativa um pouco mais branda, originária de proposta apresentada pelo senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) e que resultou de um acordo costurado entre deputados do PMDB e PSDB, prevendo um número menor de delitos e essencialmente casos de crimes contra a vida, excluindo, por exemplo, o tráfico de drogas, fonte de polêmica na proposta votada anteriormente. Essa proposta foi aprovada pelo plenário da Câmara dos Deputados por 323 votos a favor e 155 votos contra, com duas abstenções.
Contudo, para a mudança valer, por ser uma tentativa de mudar a Constituição, ela terá que ter o apoio de 60% dos parlamentares, em duas votações na Câmara e no Senado. Assim, será preciso que ela seja votada novamente na Câmara e outras duas vezes pelo Senado.
O senador Aloysio Nunes reconhecendo que prisão não é solução para a violência, mas argumentando que punir é questão de justiça, pois na sua ótica quem comete um crime tem que receber punição, não gostou do texto combinado entre os dois partidos e disse que não apoiará essa proposta no Senado, caso ela seja aprovada na Câmara. Isso porque a medida aprovada deixou de fora um ponto da proposta do Senador que ele considera fundamental, visto que seu projeto prevê que a redução não seria automática, mesmo para crimes graves, como tive a oportunidade de comentar nesta coluna em matéria anterior. Pela proposta do senador em cada caso, o Ministério Público e o juiz decidiriam se o jovem deveria ou não ser julgado como adulto.
Como visto muita água ainda vai passar debaixo dessa ponte!...

















Edição n.º 994 – página 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário