sexta-feira, 3 de julho de 2015

CELEBRANDO A RECUPERAÇÃO - #juntossomosmaisfortes

Foi na tarde do dia 26 de junho, em São Paulo, em frente ao Teatro Municipal, a primeira manifestação contra preconceito, estigma e segregação da pessoa em recuperação da dependência química. Para o Faces & Vozes, é chegada a hora de criar a cultura da recuperação.


Faces & Vozes da Recuperação no Brasil acredita que não existe recuperação sem o apoio e participação da família, seja ela biológica ou social. O entendimento da importância do trabalho em rede é fundamental para criarmos a cultura da recuperação familiar. Portanto, Nar-Anon, Al-Anon, Amor Exigente, Grupo de Familiares CRATOD, Pastoral da Sobriedade e todos que estiverem atuando com a conscientização familiar, contam com o apoio incondicional do Faces & Vozes.”
Esta primeira manifestação aconteceu três meses após a cerimônia de fundação da organização, que tive o privilégio de presenciar e registrar (http://noticiasdevalinhos.blogspot.com.br/2015/04/faces-e-vozes-da-recuperacao-no-brasil.html).
União, emoção e fortalecimento dos princípios que norteiam o movimento, foram os frutos deste primeiro manifesto, pautado pela tranquilidade e calor humano, a despeito da tarde fria. Ao anoitecer, velas foram acesas e colocadas sobre a palavra RECUPERAÇÃO. “A vela acesa é para aquele que se foi antes de conhecer o caminho para a recuperação”, disse uma das participantes.
Estes são alguns dos frutos da verdadeira recuperação – emoção vivenciada, transformada em arte:






”Muitas faces havia,
Muitas vozes ouvia,
Em minha vida vazia,
Nas drogas vivia!
Hoje tenho uma face,
Hoje tenho uma voz,
Da recuperação.
Do mundo escuro saí,
Na praça surgi,
Minha face mostrei,
E a voz escutei:
#‎juntossomosmaisfortes
#‎juntossomosmaisfaces
#‎juntossomosmaisvozes
Poema de Wilson Jesus Thomaz Dutra



















Edição n.º 994 - página 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário