sexta-feira, 3 de julho de 2015

Prefeitura de Valinhos dá início a ações para restauro da Estação de Trem



Projeto poderá contar com o apoio da iniciativa privada,
por meio das Leis de Incentivo à Cultura



A Comissão Especial de Restauro da Estação Ferroviária de Valinhos já deu início às ações para preservação do espaço. No último dia 25, na primeira reunião da Comissão, criada recentemente pelo decreto municipal nº 8.960, de 10 de junho, foram avaliados os trâmites para a execução dos trabalhos.
Segundo o coordenador da Comissão, Fabrício Bizarri, que é diretor de Espaços Culturais e representante da Secretaria de Cultura e Turismo, a constituição da comissão tem por objetivo promover ações e medidas visando o desenvolvimento de projeto cultural para restauração da Estação. “O governo está colocando em prática o seu dever de auxiliar na preservação de bens de interesse histórico, arquitetônico, artístico, turístico e ambiental”, diz.
Na reunião, além de Bizarri, estavam presentes outros membros, entre eles Marilene Aparecida Ferreira (Assuntos Jurídicos e Institucionais), Elber Oliveira Silva e Rosa Helena Manali (Obras e Serviços Públicos) e Giovani Gabrielli (Planejamento e Meio Ambiente).
Participa também da Comissão a Secretaria de Licitações, Compras e Suprimentos, por meio dos representantes Lygia Maria Souza Ramos Firmani e Paulo Siedlarczyk.
“Para Valinhos, este trabalho pioneiro certamente poderá ser um marco na trajetória cultural e histórica, uma vez que a Estação Ferroviária, além de sua importância histórica para o desenvolvimento do município, abriga atualmente o Museu e Acervo do Fotógrafo Haroldo Ângelo Pazinatto, desde 1996”, destaca Bizarri.
Ainda segundo o coordenador dos trabalhos, este projeto poderá contar com o apoio da iniciativa privada, por meio das Leis de Incentivo à Cultura, disponíveis nos âmbitos estadual e federal, além de convênios públicos que podem ser firmados.
“Cabe ressaltar que a Administração do Prefeito Clayton Machado, deste o início do governo em 2013, não vem medindo esforços para preservar e buscar a restauração e revitalização da área da estação ferroviária e arredores”, fala.
O coordenador também explica que o complexo da Estação Ferroviária de Valinhos recebeu o tombamento pelo Condephaat/SP (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico), através do processo nº 61057/2010, com a publicação no Diário Oficial do Estado do dia 7 de novembro de 2013, o que abre a possibilidade do Município obter verbas para obras de restauro.

Cessão de uso
Além do tombamento, Bizarri explica que, de forma concomitante, a Secretaria de Cultura e Turismo buscou a renovação da cessão de uso do espaço da Estação Ferroviária junto à Diretoria de Infraestrutura Ferroviária, da Coordenação Geral do Patrimônio Ferroviário do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre) do Governo Federal, o que ocorreu em março deste ano.



















Edição n.º 994 – página 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário