sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Histórias da nossa História!



O professor te ensina já o Mestre... ahh... este te ajuda a descobrir teu caminho!

As escolas municipais de São Vicente, no litoral de São Paulo, assim como escolas de vários municípios do país, culpam a inexistência de verbas e recursos como único motivo para a falta de atividades culturais extracurriculares.

Mas esta regra NÃO se aplica à Escola de Surf e Bodyboarding da Secretaria de Esporte,Turismo e Lazer de São Vicente (SESPORTUR).

Alex Costa faz muito mais do que ensinar crianças, adultos e pessoas especiais a “pegar onda”. Alex propaga conhecimento, cidadania, sustentabilidade, Ecologia, Biologia, Física e História do Brasil, além de noções de Direito.

Juntamente com a professora Marcelly Soeiro Gonçalves Paulino, nosso Mestre Alex Costa, criou o Circuito Cultural, que tem o objetivo de aprimorar os conhecimentos dos alunos, ensinando a história sobre a ilha na qual residem. Este ano foram três etapas. A 1ª etapa, em 5 de julho, foi o passeio para conhecer a Casa de Martim Afonso (considerada o Marco Zero do Brasil), o Mercado Municipal (casa que por 186 anos funcionou como a Primeira Câmara Municipal), a Igreja Matriz, o Marco Padrão, a Biquinha de Anchieta, a Praça 22 de Janeiro e por fim o Parque Cultural Vila de São Vicente; a 2ª etapa foi em 18 de julho. Os alunos foram levados ao Parque Ecológico Voturuá, onde todos puderam fazer uma trilha até o topo do morro, conhecida como trilha da Pedreira. Foi monitorada por biólogos, que apresentaram a flora local, terminando com visita ao zoológico, também localizado no horto.

No último dia 9, a Escola de Surf levou seus alunos para uma visita ao Engenho São Jorge dos Erasmos, o primeiro Engenho de Açúcar do Brasil, datado de 1534.

A visita, monitorada pelo educador e historiador Rodrigo Christofoletti e pelo estagiário em Arquitetura Marcos Santiago, foi um espetáculo à parte. As crianças ficaram maravilhadas por aprender História no local onde ela aconteceu. Foi uma deliciosa viagem ao túnel do tempo, vivenciando a leitura das marcas deixadas nas rochas, conhecendo as diferenças no tipo e cor do solo e entendendo os costumes dos povos do início da colonização da região. Após a visita às ruínas, o passeio foi finalizado no anfiteatro, onde os alunos puderam manipular algumas relíquias encontradas e assistir a dois documentários produzidos por arqueólogos, historiadores e pesquisadores que estudam este maravilhoso sítio arqueológico.


Cristina Morse
Bacharel em Ciência da 
Computação e Social
Media Strategist
O Monumento Nacional Ruínas Engenho São Jorge dos Erasmos – base avançada de Pesquisa, Cultura e Extensão da USP – é um órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária da Universidade de São Paulo, situado na Rua Alan Ciber Pinto n.º 96, divisa entre os municípios de Santos e São Vicente, estado de São Paulo. Oferece atividades especiais aos finais de semana. Vale muito a pena conferir!
Telefone para contato (13) 3203.3901 e-mail:
resjesantos@gmail.com










Um comentário:

  1. Realmente o trabalho da escola é excepcional, graças ao amigo Alex Costa, pois sem ele aquele ponto de cultura já estaria extinto, acredito que a Prefeitura Municipal de São Vicente, juntamente com as Secretarias deveriam investir mais neste tipo de educação, seja com equipamentos educacionais de apoio, com pranchas novas, infra estrutura e muito mais, parabéns Alex, você é um cara que faz acontecer, se um dia eu estiver a altura de ajudá-lo pode ter certeza que o faria, já te disse seu trabalho é excepcional.

    ResponderExcluir