sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Lombada quebra molas!


Quem transita de ônibus ou de veículo próprio pelas ruas de Valinhos, sabe muito bem os trancos que as lombadas provocam nos veículos.
Para distribuir a tiragem de NOTÍCIAS, toda sexta-feira, nossa equipe sobe e desce 110 lombadas instaladas do centro à periferia do município!
São lombadas irregulares tanto na altura como na extensão e, em sua maioria, com a pintura toda desbotada, promovendo um estrondear de lataria com o cimento. Se o veículo for um caminhão com carga ou um ônibus lotado de passageiros, um susto se espalha.
A reportagem de NOTÍCIAS  ouviu o senhor Adriano Maçaira, administrador da Rápido Luxo, empresa de transporte coletivo que tem, só em Valinhos, uma frota de 200 veículos. Semanalmente, dezenas de veículos dessa frota são recolhidos porque precisam substituir peças, entre elas: amortecedores, barra de estabilizador com mola, manga de eixo, grampo de mola, embuchamento de mola ... que são danificados pelos trancos e solavancos causados pelas lombadas.
O Sr. Adriano constata um desperdício: em trecho que não tem lombada, a lona do freio dura 20 mil km, mas naqueles que têm, ela dura no máximo 10 mil km. Só a metade!
A reportagem de NOTÍCIAS encontrou Evandro Douglas Capovila, da equipe da Secretaria de Trânsito de Valinhos, instalando placas de orientação para os motoristas. Ele foi muito direto e objetivo: Em um futuro próximo, todas essas placas deverão ser substituídas por lombadas eletrônicas, como aquela que está instalada na Estrada do Jequitibá. E sua duração dependerá da educação e consciência dos motoristas. Nós devemos ter mais de 100 pedidos de instalações de lombadas. Estamos agindo com muita cautela. Este ano só instalamos 10 delas. Cada uma custa R$ 7.000,00 para os cofres públicos.

Registramos a comedida cautela do Dr. José Almeida Sobrinho, secretário de Trânsito de Valinhos: “A “ondulação no trânsito”, conhecida popularmente como lombada, é um dispositivo de redução de velocidade que foi muito usada na década de 1980 e se avolumou em relação ao fluxo de veículos e de velocidade. Com o evento do Código de Trânsito que está em vigor, as lombadas passaram a ser tecnicamente proibidas. Porém, outro artigo do mesmo Código menciona a possibilidade de se utilizá-las quando não se acha outro meio de reduzir a velocidade.

De qualquer modo, para instalar uma lombada é preciso fazer um levantamento no local para verificar se existe outro meio para obrigar o motorista a reduzir a velocidade.



Texto e Fotos
Tom Santos
Enfim, a lombada será instalada se não houver outro meio.

2 comentários:

  1. Lombada é invenção do diabo, a infernizar todos - seja pedestre ou motorista. Mais não falo, desde quando em conversa com outro que intitulava-se secretário de trânsito, defendendo na sua incompetência o indefensável, além do seu final de mês, em resposta à minha colocação de falta de padronização das lombadas, em exercício de cidadania, pespegou à queima roupa , na maior cara de pau, t o d a s as lombadas estão de acordo com as leis e, mentindo mais uma vez, desnecessariamente, arrematou: o trânsito de Valinhos é o melhor da RMC. Obtuso assim, nem resposta educada e civilizada faz por merecer. Mas as ditas lombadas aí estão a encher o saco, causar prejuízo e aumentar despesas de quem as autoriza e dos que trafegam, em treinamento para o anda-e-para que está estressando quem precisa se locomover. Ninguém vê?!?!?! Porcamente, interessa a quem?! Lombadas eletrônicas, boa solução. E revisão urgente nas valetas/depressões existentes onde sempre fica, no mínimo, a marca de quem por ali passou. E, nos semáforos, sensores a coibir avanço da faixa, com fotos frontais a flagrar, às vezes, tríplice infração, ou seja, avanço de faixa, falta do uso de cinto de segurança, concomitantemente, com uso de celular. Se houver vontade, muito pode ser feito. Educação e civilidade, como seria bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agradecemos as sugestões pertinentes aos problemas. Continue interagindo conosco, afinal, o ponto de vista do leitor também é combustível para nossas reportagens. Atenciosamente, Notícias

      Excluir