sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Cidade Limpa

Ao encerrar a megaoperação ‘Cidade Limpa’ neste final de semana, dias 7 e 8, a Prefeitura de Valinhos contabilizou 527 viagens de caminhões, para a retirada de bagulhos, entulhos e galhos em 136 bairros, cinco a mais do que no primeiro semestre deste ano.
A operação foi promovida durante os últimos seis finais de semana e envolveu cata-bagulho, ações de limpeza de calçadas, de pontos de descarte irregular de lixo e entulho e de bueiros, além de coleta de galhos, retirada de recicláveis (sucatas) e coleta especial (como de óleo de cozinha) em parceria com cooperativas e ações de conscientização da comunidade (distribuição de panfletos e colocação de placas).
Segundo a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, o cronograma estipulado foi seguido, e houve ainda neste semestre a inclusão de novos bairros, como Parque Valinhos, Recreio dos Cafezais e Joapiranga, além de alguns condomínios que agendaram o serviço.
Entre as 527 viagens realizadas, 108 foram para o recolhimento de entulhos, 318 para bagulhos e 101 para galhos. Na coleta especial, foram recolhidos 870 litros de óleo de cozinha usado, 60 kg de Raio-x, 800 lâmpadas, 12 mil kg de sucatas, 3.200 kg de lixo eletrônico, além de uma grande quantidade de pilhas e baterias.
De acordo com a Secretaria de Obras e Serviços Públicos, em comparação a 1ª edição do ‘Cidade Limpa’, no 1º semestre, houve uma pequena redução no número de viagens. Na 1ª etapa, foram 331 viagens e, nesta segunda, 318.
O secretário da Pasta, Abrahão Michelon, destacou a grande participação da população, que “vem atendendo às solicitações da Prefeitura para a destinação correta do lixo, entulho e bagulhos. Essa conscientização é muito importante para a construção de uma cidade cada vez melhor e com mais qualidade de vida”, disse.


Recursos - A operação envolveu 10 caminhões no cata-bagulho, quatro no cata-galho, três no cata-entulho, quatro retro escavadeira, 15 carros pequenos. Já numa parceria com a Santa Casa um carro pick-up fez o recolhimento de óleo de cozinha, que foram destinados à manutenção das caldeiras do hospital. Outras duas kombis fizeram a coleta especial de pilhas, baterias, lixo eletrônico, lâmpadas fluorescentes e sucatas, que foram destinados à cooperativa Recoopera.









Nenhum comentário:

Postar um comentário