sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

DE ONDE VIEMOS E... PARA ONDE VAMOS?



“Três macacos estavam sentados num coqueiro discutindo sobre coisas de que ouviram dizer...
Disse um deles para os outros dois: Há um rumor de que pode ser verdade que os seres humanos descendem da nossa raça.
Bem, essa idéia é uma desgraça!
Nenhum macaco jamais desprotegeu sua fêmea ou deixou seus bebês famintos ou arruinou a vida deles.
E nunca se ouviu dizer que alguma mãe macaca tivesse dado seus filhos para outra ou que alguma delas tivesse abandonado ou agredido os filhos.
Há também outra coisa que nunca foi vista: Macacos cercando um coqueiro e deixando os cocos apodrecerem proibindo outros macacos de se alimentar, já que se a arvore fosse cercada, a fome faria outros macacos roubarem os frutos.
Há ainda outra coisa que macacos jamais fizeram: Sair à noite para roubar usando arma de fogo para tirar a vida de outros macacos. E ainda seqüestrar, atropelar, bater e brigar...
Sim, os humanos descendem de uma espécie rude.
Mas, manos... Com certeza “eles não descendem de nós...”



Ufa! Ainda bem que macacos não falam... E que essa estória é pura imaginação de um autor desconhecido!
Mas...  Ela nos propõe uma séria reflexão neste tempo tão especial do ano, no qual esperamos a chegada do Natal e Ano Novo.
Somos pessoas que sabem escolher os caminhos que conduzem à vida e à dignidade para todos. Somos capazes de olhar a realidade onde vivemos e tomar as decisões mais acertadas na dimensão pessoal, familiar, social e cultural.
No mundo conturbado em que vivemos somos surpreendidos com mudanças inesperadas e precisamos nos adaptar rapidamente. Isso exige de nós uma disposição para mudanças, uma quebra da rotina cotidiana, exige o repensar das atitudes e ações.
Somos chamados a viver o tempo atual, o hoje, com os olhos bem abertos e atentos para concretizar os valores que acreditamos: a solidariedade, o respeito mútuo, a compreensão, o perdão, a convivência fraterna, o amor familiar, o respeito à vida, a partilha, o carinho, o amor...
A convivência na amizade nos transforma em pessoas mais felizes, mais dignas.
Somos pessoas livres para decidir o rumo da nossa vida. Para fazer as opções diante de todas as possibilidades que temos. Vamos ser plenamente humanos...
E que Deus, nosso Pai, na sua infinita bondade fique sempre no coração de cada um de nós.









                               

Nenhum comentário:

Postar um comentário