sábado, 28 de dezembro de 2013

Prova de carinho

                                  
A leitora Edinez Scatena me enviou uma prova de carinho muito
especial pelo e-mail do NOTÍCIAS online


Maria Inês Otranto,

Muito me sensibilizou sua matéria “Criança No Lixo”(08/11/2013-Notícias). Como educadora num trabalho de Artes Visuais, trabalhei “O Lixo”, do artista plástico Vick Muniz.  Os alunos do EJA assistiram ao filme e notaram que aquelas pessoas da  cidade de Gramacho, RJ, embora vivessem do lixo para sobreviver, eram pessoas dignas.  Estavam lá porque não queriam roubar, vender drogas ou prostituir-se.
Ao ler sua matéria, mais especificamente o comentário do poema de Manuel Bandeira e a foto de Diego Nigro, complementaram minhas ideias.  E o desfecho sutil e direto, que refere-se ao bicho homem (em especial àqueles que detêm o poder) tem tudo a ver com as nossas crianças no lixo, os hospitais sem atendimento, nossos patrimônios históricos em ruínas e tantos outros descasos.
Um dos artigos que também me marcou foi aquele sobre o Clodovil. Na época, tive vontade de conversar com você, para usufruir da fonte mais comentários, pois tratava-se de preconceito e sabiamente colocado, diferente
de TV Globo, senso comum, mas que fazia olhar para o ser humano despido
de qualquer hipocrisia (não me recordo agora a data ou quando ocorreu essa notícia).
Último agora, foi “Sensibilidade à flor da pele: Lasar Segall e Flávio de Carvalho”, datado de 06/12/2013: “A Arte só vale se for compartilhada, dividida, com potencial para sensibilizar os seres humanos... Segall”.  Acrescentaria que o dom da palavra, o ato de escrever, e publicar, para que as pessoas tenham acesso ao conhecimento é uma obra incomensurável, não há valor que pague.    Refiro-me à sua escrita, pois você transita entre um Lasar Segall que retrata o leito de morte de seu pai e o artista Flávio de Carvalho (que esteve tão próximo de nós, aquí em Valinhos) que desenhou a mãe morrendo de câncer. É o patrimônio privado para a esfera pública. Oxalá, quem sabe, algum órgão público, após tomar conhecimento da maquete da Fazenda Capuava, em Valinhos, local onde Flávio de Carvalho morou até morrer, e que faz parte da exposição do significativo Museu Lasar Segall, em São Paulo, tome alguma providência para a conservação do local onde houve o tombamento do patrimônio histórico da casa do artista Flavio de Carvalho.
Parabéns, Maria Inês! Sempre que posso, leio suas matérias e a admiro muito.
É lamentável que em nosso país, as pessoas cultas não são valorizadas, e quando o são, a elas não é dado o devido valor, porém continue escrevendo, que do outro lado do mundo ressoam ecos, e milhares de pessoas pensam e agem como você, para transformar um mundo melhor ou quem sabe inibir um pouquinho esta desumanidade desenfreada.
Em tempo: Mesmo já tendo passado tanto tempo sobre tais notícias, queria tecer comentários sobre suas reportagens, mas  o maldoso tempo não me permitia interagir com a sua pessoa. 
Quero esclarecer que não sou assídua leitora de sua coluna, mas sempre que posso leio-as e me surpreendo. É uma leitura agradável, envolvente e o desfecho é sempre entrelaçado com situações atuais, opinião crítica que caracteriza a mulher forte e corajosa que você é. Eu até me identifico com você, com minhas lutas do cotidiano e a sensibilidade pela Arte, como você o faz tão bem.
Um ótimo final de Ano, continue escrevendo sempre.

Edinez Scatena Côcco

                     

Cara leitora Edinez

Agradeço muito sua "prova de carinho" tão gentil e elogiosa!
Você é uma pessoa muito especial e tem uma tarefa das mais dignas e merecedoras de respeito: educar jovens e adultos e introduzi-los ao maravilhoso mundo das artes (plásticas, literárias, musicais, e todas as outras) é dar-lhes uma oportunidade de deslumbramento e encantamento que torna o mundo do dia a dia mais completo e valorizado.
Fiquei tão emocionada por seu texto que me faltaram as palavras para responder da forma que gostaria. Por isso, cito as inspiradas palavras de Carlos Drummond de Andrade para desejar-lhe o que ele deseja melhor que ninguém:

"Para você, desejo o sonho realizado. O amor esperado. A esperança renovada. Para você, desejo todas as cores desta vida. Todas as alegrias que puder sorrir. Todas as músicas que puder emocionar. Desejo que os amigos sejam mais cúmplices, que sua família esteja mais unida, que sua vida seja mais bem vivida. Gostaria de lhe desejar tantas coisas. Mas nada seria suficiente... Então, desejo apenas que você tenha muitos desejos. Desejos grandes e que eles possam te mover a cada minuto, ao rumo da sua felicidade."

Edinez, que cada minuto de 2014 possa movê-la rumo à felicidade possível!

Cordialmente,

Maria Inês




Nenhum comentário:

Postar um comentário