sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

PLANEJAMENTO PARA EMPREENDER


O final do ano habitualmente nos remete ao encerramento de um ciclo, pessoal e profissional. Para quem sonha com seu próprio negócio, é uma época propícia para começar a traçar metas, já que o planejamento pode durar de seis a doze meses.
Para começar, nada como estar entre iguais. Participar de feiras de negócios e eventos com outros empreendedores pode ser, ao mesmo tempo, inspirador e servir de alerta. A troca de experiências com outros empresários é muito útil, podendo fornecer dicas preciosas, determinantes para um bom desempenho. Sebrae, Endeavor e Insper são pontos de referência e orientação, quando se fala em empreendedorismo.


Conhecer o potencial do mercado em que se pretende ingressar é crucial para equilibrar o sonho do ideal com o possível. Para tanto, nada melhor que os dados da realidade, do dia a dia. Vale a pena investir num bom ‘plano de negócios’, que ajuda a ter esta importante visão realista do negócio.
Outro fator importante é ter uma equipe, por menor que seja. Fazer tudo sozinho é desgastante, além de perigoso. É ótimo identificar o próprio talento e desenvolvê-lo, assim como reconhecer a falta dele, buscando parceiros que possam complementar e contribuir com seus talentos, para um melhor desempenho da empresa.
A demanda de tempo de trabalho é muito maior do que a de um funcionário que, por exemplo, trabalha em horário comercial. Por isso é aconselhável que a família se prepare para a nova fase, até que a empresa atinja o ponto de equilíbrio – em poucas palavras, é quando a empresa começa a engrenar, deixando de dar prejuízo, quando despesas e receitas se equiparam.

Portanto, estabelecer metas, buscar conhecimento teórico e prático podem até não garantir que o sucesso virá – nada é 100% garantido. Mas certamente são ações que vão minimizar riscos e aumentar as chances de realização pessoal e profissional, aconteça o que acontecer. Vale a pena tentar!















Nenhum comentário:

Postar um comentário