sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Lombada não é solução


Na última sessão da Câmara Municipal deste ano legislativo, dois vereadores marcaram “lição de férias” para a Secretaria de Trânsito de Valinhos.
O vereador Adroaldo, “Dinho”, quer que a lombada da Rua Ataliba Nogueira seja repintada. E o vereador Lourivaldo marcou como “tarefa” uma nova pintura da lombada da Rua Benedito Campos.
Em seis reportagens sobre a construção de lombadas, que os solicitadores reivindicam, ficou claro que a preocupação dos vereadores não é com a segurança dos munícipes, mas com seus eventuais eleitores.
Como aponta o secretário de Trânsito de Valinhos, Dr. José de Almeida Sobrinho: “é necessário que o credenciado a dirigir, em todas as categorias (coletivos, motocicletas, veículos de passeio, articulados ou de carga),  adquira experiência em cursos teóricos, para atingir o amadurecimento necessário para bem dirigir moto ou qualquer outro tipo de veículo de locomoção rápida.
É estarrecedor saber que no trânsito do Brasil acontecem 48 mil mortes por ano, metade das quais é causada por acidentes com motos.
Regra convencional, não legal, está acontecendo com a confusão praticada por alguns “motoqueiros” que se comportam com perigosa imprudência, transitando entre carros dos dois lados, comprometendo os motociclistas mais cautelosos, que não ultrapassam pela direita, obedecem a lei e não praticam o convencional.
A vigilância rodoviária multa quem transita entre veículos nas rodovias. Mas, na cidade, tem “motoqueiros” que ao passarem entre os veículos dão murro em espelho retrovisor, chutam a lataria do carro e xingam o motorista.
É preciso divulgar os inúmeros acontecimentos fatais acontecidos por imprudência daqueles motoqueiros que não respeitam o transporte coletivo ou os outros motoristas, o que contabiliza muitas violências fatais. São registros dramáticos por abusos e desrespeitos às leis do trânsito.
O secretário Dr. José de Almeida Sobrinho afirmou que esta série de reportagens de NOTÍCIAS sobre a construção indiscriminada de lombadas tem promovido um esclarecimento muito grande, mostrando que não é lombada que solucionará o problema da velocidade perigosa no trânsito. Existem outras formas para conseguir controlar e reduzir a velocidade fatal: é preciso conscientizar os munícipes de que lombada não é a medida ideal nem a mais indicada.
O Sr. Adriano Maçaira, administrador da Rápido Luxo, está ciente de que em Valinhos existe uma frota de 250 ônibus que presta serviço de fretamento para o transporte de escolares, trabalhadores em indústrias, passageiros de excursões, etc. Por isso, tendo sido vereador por duas legislaturas, orgulha-se de nunca ter solicitado a instalação de lombadas, sendo, ao contrário, defensor de uma educação capaz de preparar o cidadão para a saudável, educada e respeitosa convivência entre motoristas e pedestres.
Texto e Fotos
                   Tom Santos
















Nenhum comentário:

Postar um comentário