sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Deu na Cultura e na CBN: trem adonirônico




No último domingo, na abertura e no encerramento do programa “Prelúdio” (TV Cultura, às 12h) que seleciona jovens talentos musicais com o objetivo de conceder, para o ganhador, uma bolsa de estudos na Alemanha , o maestro Julio Medaglia e sua orquestra executaram o “Trem das Onze” como uma “pequena lembrança/homenagem a Adoniran Barbosa, esse ilustre paulista que morou pertinho do Centro Cultural de São Paulo, aqui no Bixiga”, nas palavras do regente.
E, na sua coluna de 3ª-feira, no programa “Mais São Paulo” (Rádio CBN, diariamente às 10h40), o jornalista Gilberto Dimenstein falou da importância dos sambas de Adoniran, e noticiou a implantação de uma sinalização temática em homenagem ao compositor. Essa é a primeira vez que o semáforo temático de pedestre faz referência a uma pessoa.
        A CET instalou semáforos (na Rua Rui Barbosa, nos cruzamentos com as ruas Conselheiro Carrão e Manoel Dutra, no Bixiga) com o rosto de Adoniran Barbosa, para lembrar os 31 anos da morte do sambista, falecido em 23 de novembro de 1982. A ideia é fazer uma referência à relação de Adoniran com o bairro, eternizado em suas canções.
E, na “Central das Artes” (R. Apinagés, 181, SP), um fotógrafo (Mario Luiz Thompson) especializado em retratar imagens de músicos, apresenta algumas de suas melhores fotografias na exposição “Edição MPB”. Retratos de Adoniran, Elis, Jobim, Bethânia, Marisa Monte e muitos outros ficam em cartaz até 18 de janeiro de 2014.

São as justas lembranças e homenagens ao compositor do adonirônico hino paulista, as quais NOTÍCIAS se junta, alegremente!









Nenhum comentário:

Postar um comentário