sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

ANCORAGEM!...

“Três homens discutiam sobre quem entre eles tinha a profissão mais antiga.”
“Não quero contar vantagem, disse o marceneiro, mas os meus antepassados construíram a Arca de Noé.”
“Isso não é nada! respondeu o jardineiro. Foram os meus antepassados que plantaram o Jardim do Éden.”
“Tudo bem, disse o eletricista. Mas quando Deus disse: “Faça-se a Luz”, quem vocês acham que preparou a fiação?”
Conforme a professora e palestrante Marina Bueno, “o mundo profissional apresenta um quadro ameaçador. A alta competividade, a pressão por metas e a contenção de despesas têm causado ansiedade e insegurança. Esta realidade que estamos vivendo exige que sejamos ousados e decididos. Esses comportamentos são desafiadores para pessoas que aprenderam a ser cautelosas, recatadas e disciplinadas.”
“Muitas vezes somos tímidos, indecisos e medrosos em algumas circunstâncias da vida, mas não em todas.”
“Nosso cérebro é uma máquina que faz associações e ligações e, qualquer estímulo que ficou instalado durante uma experiência fica ancorado.”
“Uma música ou um perfume nos faz lembrar situações vividas e as sensações voltam como se estivéssemos revivendo aquele momento.”
“Os estados emocionais têm uma influência poderosa sobre nosso comportamento.”
“Para reviver estados emocionais precisamos de um gatilho, de uma associação que nos permita evocar a experiência original.”
“Dessa forma, se estamos precisando de coragem, devemos reviver um momento em nossa vida em que ela estava presente. Esse momento não precisa ser grandioso, mas sim, significativo.”
“Vendo, ouvindo e sentindo tudo que nos for possível, no ápice da experiência, criamos uma âncora, que disparada vai gerar outra experiência. A Ancoragem é um processo poderoso para nos fortalecer quando enfraquecidos, além de ser uma maneira de assegurar o acesso aos nossos maiores recursos.”


Os nossos recursos pessoais estão dentro de nós!
É preciso buscá-los, faze-los ressurgir, traze-los à tona para que tenhamos a força e a coragem da decisão e da ação. É necessário refazer caminhos, reconhecer erros e aprender a administrar nossos pensamentos e emoções.
É positivo lançar a âncora nas experiências vitoriosas que tivemos na alegria dos momentos felizes, nas situações que enfrentamos com altivez e dinamismo.
Sabemos e acreditamos que podemos contar com a luz e a sabedoria de Deus, nosso Pai. Nunca estamos sozinhos na trajetória da vida! Somos pessoas de comunhão, de parceria, de grupo social, de amizade, de comunidade, de fraternidade, de solidariedade...




















Nenhum comentário:

Postar um comentário