sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

Visita Oficial




Representando o governador Geraldo Alckmin, a secretária estadual de Agricultura e Abastecimento, Mônika Bergamaschi, visitou a Festa do Figo e Expogoiaba de Valinhos e discursou com a proposta de destacar os aspectos históricos e o valor nutritivo do fruto que projeta a cidade nos mercados nacional e internacional.
“O figo  é um dos frutos principais desde a antiguidade na história humana. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos é destaque na produção de figo, e, por essa razão, a cidade é considerada a capital nacional do figo roxo”, afirmou a secretária estadual.
“O prefeito Clayton Machado está de parabéns em promover uma festa grandiosa, pois o figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. E ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído”, destacou. 

Benefícios do figo para saúde
Confira os principais benefícios do figo para a saúde humana:

- Figo é baixo em calorias. Cem gramas de frutas frescas fornecem apenas 74 calorias. No entanto, eles contêm fibra dietética solúvel, minerais, vitaminas e pigmentos antioxidantes que contribuem imensamente para uma ótima saúde e bem estar.
- Figos secos são uma excelente fonte de minerais, vitaminas e antioxidantes. Na verdade, as frutas secas são fontes concentradas de energia. Cem gramas de figos secos fornecem 249 calorias.
- Figos frescos são bons em polifenólicos flavonoides antioxidantes como carotenos, luteína, taninos, ácido clorogênico etc. O seu valor antioxidante é comparável à de maçãs em 3200 g umol/100.
- Além disso, os frutos frescos contêm níveis adequados de algumas das vitaminas antioxidantes como a vitamina A, E, e K. Em conjunto, esses compostos combatem os radicais livres e, assim, protege-nos de câncer, diabetes, doenças degenerativas e infecções.
- O figo contém minerais como cálcio, cobre manganês, potássio, ferro, selênio e zinco. Cem gramas de figos contêm 640 mg de potássio, 162 mg de cálcio, 2,03 mg de ferro e 232 mg de potássio. O potássio ajuda a controlar a frequência cardíaca e a pressão sanguínea. O cobre é necessário para a produção de células vermelhas do sangue. O ferro é necessário para a formação de células vermelhas do sangue, bem como para a oxidação celular.







Nenhum comentário:

Postar um comentário