sexta-feira, 21 de novembro de 2014

A IMAGEM DA COLCHA DE RETALHOS


“As pessoas que estão começando suas carreiras podem pensar que um emprego é apenas um emprego. Mas quando elas escolhem uma empresa elas quase sempre escolhem um modo de vida.” – Terrence E. Deal e Allen A. Kennedy – Consultores americanos da área de Recursos Humanos


Toda escolha tem consequências – e são muitas as escolhas feitas, todos os dias. Cada atitude é como se fosse um retalho de tecido, que vai se juntando a mais outro. E cada um, com sua própria cor e textura, passa a fazer parte do ‘todo’. Escolhas cuidadosas são assim – transformam retalhos, em lindas colchas!
Mas é preciso talento, se quisermos significado, beleza, arte; se quisermos viver com plenitude. Trabalho, emprego, ofício, ocupação – independente da nomenclatura, é para ser mais que uma forma de ‘ganhar dinheiro para sobreviver’.
O desejo move o mundo, faz nascer o inimaginável. Dá cor e forma à vida, externa a essência individual, em benefício do social, impregnando de significado, tudo que se realiza. Mas apenas aqueles que se sabem chamados à construção, à edificação, à transformação do mundo, se dispõem. Já que toda mudança externa só é possível quando ocorre a transformação do indivíduo, é preciso investir no crescimento pessoal e emocional. Quem consegue lidar com as próprias emoções e sentimentos, tem maiores chances de sucesso profissional. O ser humano dissemina e viabiliza a criação. É produtor e consumidor, numa via de mão dupla.




E, como acredito na máxima do filósofo Sócrates, de que “só é útil o conhecimento que nos tornar melhores”, nunca é demais refletir sobre estas questões, sobre desafios pessoais, profissionais, sociais. Sempre pode surgir uma nova luz, que faz ver as pessoas, fatos e todas as coisas, sob uma nova perspectiva...
Acreditar, valorizar e investir em inovação, criatividade e conhecimento compartilhado – que é conhecimento multiplicado, pode ser a tal nova perspectiva que faltava. Pode ser o conjunto de atitudes que muda o rumo da vida, trazendo fôlego e renovando os ânimos.


Qualidade de vida é uma preocupação crescente nas empresas, pelas razões que já mencionei. Um dos reflexos positivos, é o fato de terem um cuidado maior, na hora do processo seletivo. Afinal, é preciso um mínimo de identificação entre empresa e colaborador, já que é um fator que potencializa bons resultados. Quem faz o que ama, se empenha mais e contribui para um mundo melhor. Mas a diferença está naquele que ama o que faz, e é grato.

















Edição n.ª 962 - página 07

Nenhum comentário:

Postar um comentário