sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Vulcões em terras brasileiras


Tenho escrito muito sobre política, quando poderia estar falando de outros assuntos mais agradáveis. Sucede, no entanto, que são tantos os fatos ocorridos ultimamente, envolvendo os interesses dos cidadãos, que me sinto obrigado a comentá-los. Como já se previa, Dilma, depois de reeleita, arcaria com a herança maldita que ela própria criou.” (Ferreira Gullar, Folha de São Paulo, 23/11)



Durante a campanha eleitoral, a presidente negava que houvesse qualquer problema maior a ser enfrentado: tudo o que diziam seria invenção, embora ela soubesse que não era. Veja-se, agora, a feia realidade dos fatos.
Ao propor a criação de conselhos populares e o aumento da taxa Selic (que, durante a campanha, ela afirmava que não aumentaria), a presidente sofreu derrota na Câmara. E contrariando tudo o que ela prometera, houve aumento da gasolina, do óleo diesel e da energia elétrica.
A Operação Lava Jato já mandou prender 23 implicados no escândalo da Petrobras. As propinas ultrapassaram os R$ 59 bilhões! Como a Petrobras é empresa de porte internacional, esse escândalo compromete também o prestígio internacional da maior empresa brasileira.
Na semana passada, o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, apareceu na televisão tentando convencer a opinião pública de que esses escândalos todos não têm maior importância, uma vez que o governo está dando todo apoio à apuração da verdade (como se a apuração da verdade não fosse mérito da Polícia Federal e do poder autônomo do Ministério Público Federal). Ele disse, segundo o articulista da Folha: “Já a oposição, que perdeu as eleições, está querendo reabrir a campanha eleitoral, como se houvesse um terceiro turno. Quem perdeu perdeu; quem ganhou ganhou. E quem ganhou governa".

E quem perdeu, faz o quê? se pergunta Ferreira Gullar. Fica caladinho, porque, se falar, está querendo um terceiro turno, ou seja, dar um golpe? Um ministro da Justiça não pode dizer uma coisa dessas, porque dá a entender que não deve haver oposição a quem ganhou. Ou seja, só quem ganhou tem o direito de falar, opinar, mentir à vontade. Já os derrotados, uma vez que perderam, não podem criticar o governo porque, se o fizerem, estarão querendo derrubá-lo...



Considerada um ícone das artes plásticas, Renina Katz produziu, entre 2010 e 2014, uma série de 24 aquarelas representando vulcões formas poderosas, cores fortes e marcantes, mas em tons esfumaçados, num inspirado jogo de cor, luz e sombra.
Essas aquarelas são uma metáfora refinada dos vulcões de herança maldita, lama e lava que têm erupcionado diariamente sobre nossas cabeças brasileiras.

Já que temos de aguentar tanta corrupção, tanta sujeira e tanta conversa fiada, que ao menos sejamos encantados pela beleza da arte requintada de Renina Katz.















Edição n.º 963 - página 01

Nenhum comentário:

Postar um comentário