sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Dia Nacional do Samba






Lá pelos idos de 1941, na época em que só o amor de mãe poderia suavizar o terror e a tristeza da implantação da ditadura militar no Brasil, um conjunto musical, os Demônios da Garoa, em 2 de dezembro, isto há 73 anos, os recém-chegados “Demônios” conheceram Adoniran Barbosa, que lhes cantarolou o samba TREM DAS ONZE.
A gravadora Chantecler gostou dos arranjos preparados pelo conjunto e interviu lançando um compacto simples.
Anos depois, em 1965, o Rio de Janeiro se preparava para os festejos do IV Centenário e criou um concurso para escolha do samba dos festejos.
Para surpresa geral, o samba concorrente vencedor foi o TREM DAS ONZE, que recebeu um prêmio de dois milhões de cruzeiros para Adoniran Barbosa.
E a imprensa comentou: “um paulista fez um samba na terra que é tida como o túmulo do samba” e venceu o Concurso Oficial da Capital do Samba no Brasil.
Depois da vitória nesse concurso carioca, Adoniran adquiriu asas e ganhou o mundo!
Italianos, japoneses, russos, judeus, americanos, mexicanos, argentinos, chineses... embarcaram no “Trem das Onze” e não desceram mais dele.
Foi arrebatador assistir à montagem de O TREM DAS ONZE, feita por russos na ex-União Soviética, cantado em português pelos participantes da Banda Sinfônica, no Coral eacompanhada pelo balé das Forças Armadas daquele país.
O jornal NOTÍCIAS tem, em seu arquivo, uma fita cassete gravada por um conjunto judeu, cantando em “iídiche” OTREM DAS ONZE, música que até hoje, abre a programação da emissora em Israel!
Outra preciosidade registrada pela reportagem de NOTÍCIAS foi a montagem da coreografia Iracema, outro sucesso de Adoniran: a dançarina Ivonice Satie, depois que retornou de Genebra, na Suiça onde ficou uma longa temporada como coreógrafa e mestre do balé do Grand Theatre,mostrou a sua bela leitura da música Iracema com o grupo de dança contemporânea da cidade de Diadema.
Em 1999, votação aberta ao público feita em âmbito nacional e organizada pela Rede Globo de Televisão, elegeu Adoniran o “Sambista do Século”!
Em março de 2003, a Prefeitura Municipal de São Paulo fez mais uma homenagem ao sambista valinhense dando o nome de “Passarela do Samba Adoniran Barbosa” ao sambódromo paulista!



E a Escola de Samba Gaviões da Fiel foi bicampeã do Carnaval Paulista, em 2003, fazendo outra homenagem a Adoniran Barbosa com o samba-enredo sendo cantado peo maior coral do mundo, que lotava o sambódromo.
“Rio de Janeiro,
Samba de Noel,
Terra da garoa,
Adoniran o menestrel!
Eu sou o rei dessa folia
Pra delírio da Fiel”












Edição n.º 963 - págian 02

Nenhum comentário:

Postar um comentário