sábado, 15 de novembro de 2014

BOM NEGÓCIO



“A fortaleza do jornal não é dar notícia, é se adiantar e investir em análise, interpretação e se valer da sua credibilidade.” – Carlos Alberto Di Franco




Assim como em um jornal, é prudente que assim seja, em vários ramos de negócios. O varejo, se dinamizando e reinventando, a cada dia, é a maior prova desta afirmação.
O maior desafio do varejo é relacionar-se e vender, onde, como e quando o cliente quiser, integrando ao máximo todas as plataformas disponíveis. A loja física ainda tem muita força na hora da aquisição de produtos e serviços - nada melhor do que ter em mãos o que se deseja e necessita. Para tanto, é preciso investir, acima de tudo, em pessoas – em treinamentos robustos, eficientes.




O vendedor do ponto de venda moderno e eficaz, passou a ser um consultor. Diferente do funcionário que ficava no encalço do cliente, quase sempre importunando, este consultor se dispõe a atender e orientar, sem pressionar ou constranger. Está sempre atento, de forma gentil e com prontidão, percebendo as solicitações, antes mesmo que sejam verbalizadas. Desde a preocupação com o conforto e bem estar, até informações e especificações técnicas relativas aos produtos e serviços oferecidos. Dou um exemplo – estive numa loja de shopping com minha filha, num dia de chuva. Lá estava eu, carregando o guarda-chuva, enquanto olhava as peças. Antes que procurasse um lugar para apoiá-lo, a moça que havia se apresentado para me atender, se ofereceu para guardá-lo (e ela não o ‘arrancou’ da minha mão, como já aconteceu em outra ocasião). Parece bobagem, de tão simples. Não é.




Outro exemplo - no mesmo shopping, várias lojas e quiosques deixam os smartphones à disposição dos potenciais compradores. Afinal, como já disse, nada como olhar, pegar e experimentar, antes da aquisição! São tantos modelos e configurações, que é difícil mesmo entender. Ainda mais, escolher. Mas, num quiosque em particular, fomos atendidas e orientadas, de acordo com as necessidades que apresentamos. Com o aparelho em mãos, o rapaz mostrou todas as funções e recursos disponíveis, de forma clara, simples e muito simpática. Hoje é preciso conhecer muito bem os produtos e a natureza humana, para realizar um bom negócio. E um bom negócio é aquele que é bom para o proprietário do estabelecimento, para o colaborador e para o cliente.
A loja precisa oferecer experiências e soluções. Informações precisas sobre produtos e condições de aquisição, pagamento e entrega, facilitação nos casos de troca de mercadorias, espaço físico adequado, oferta de outros serviços e de personalização de produtos – a chamada ‘customização’. Mais do que nunca, a marca tem força e credibilidade, independente do ponto de contato ou do canal de comunicação. É hora de investir na capacitação e integração das equipes. Este é o varejo do futuro, já presente.













Edição n.º 961 - página 07



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