sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Circulando...



A escritora Sue Bender nos conta um fato interessante no seu livro “O Sagrado Cotidiano”.
“O que está fazendo?”, perguntou a aeromoça, verdadeiramente curiosa, enquanto eu cortava e colava pequenos pedaços de papel retirados de uma pilha.
Estou escrevendo um livro. Esta grande pilha de papéis é o Prefácio. Quando eu terminar, ele terá duas páginas.
“Costumo fazer círculos”, disse a aeromoça, parecendo muito contente consigo mesma. Então, explicou: “Antes, eu não conseguia progressos”.
Foi uma encantadora surpresa. Eu não havia dito uma palavra a respeito de círculos, ou falado a ela sobre a imagem de tantos objetos que eu vejo como um círculo.
“Eu era, na verdade, ineficiente”, prosseguiu ela, mas agora, além de meu emprego como aeromoça, faço um trabalho extra vendendo cosméticos. Aprendi a programar as coisas por escrito: ir ao correio, ir ao banco, etc... Aprendi a ordenar minhas prioridades. Estou mais concentrada e sei o que estou fazendo. Agora, quando me levanto pela manhã, isso é uma parte do círculo. E no final do dia completo o círculo.
“Um dia é um círculo”.

                               

Como é interessante considerar o dia como sendo um círculo. Ele tem início de manhã e à medida que vamos vivendo ele vai se completando e fechando...
No começo do dia é preciso definir quais as prioridades das nossas tarefas. E também estar disponível para os imprevistos. Vamos sentir mais satisfação ao final do dia se fizemos o que consideramos importante e necessário.
O tempo é algo valioso e significativo.  É importante vive-lo bem! Às vezes nos parece que passa rápido e não dá para fazer tudo o que pensamos... Em outras situações parece lento e até sem objetivo...
Só nós vamos dar sentido, colorido e significado para cada minuto da vida. E isso, não só ao nível pessoal, mas também nos grupos sociais que participamos. 
Cada grupo, cada comunidade, só cresce se desenvolve e transforma seu meio, quando estabelece suas prioridades. Quando tem claros seus propósitos e caminhos, e age na direção deles.
Que o grande círculo de nossa vida, esteja sendo traçado na alegria, na luta pela realização dos nossos ideais, na convivência harmoniosa e compreensiva com as pessoas apesar das dificuldades, na serenidade, no entusiasmo que não esmorece...
Que o tempo precioso da nossa vida esteja sendo amado, aproveitado e intensamente vivido. Que esteja sendo envolvido pela gratidão por tudo o que somos e temos.
Assim seja!     




















Edição n.º 960 - página 03     

Nenhum comentário:

Postar um comentário