sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Abençoada chuva!





Poderia iniciar este artigo escrevendo sobre o que precisa ser feito para garantir o abastecimento de água nos municípios brasileiros.

Poderia continuar falando sobre os problemas que afligem mais de perto os municípios e os cidadãos que vivem debaixo do racionamento de água a eles imposto há meses.

Poderia disser ainda como muita gente mudou seus hábitos para enfrentar a crise que, algum tempo atrás, parecia que nunca iria acontecer.

Poderia também discorrer longamente sobre a falta de investimentos dos governos e órgãos públicos para combater a estiagem.

Poderia lembrar, para não fugir do lugar comum, da “bolsa estiagem”, que é um auxílio financeiro de R$ 80,00 que cada agricultor — que trabalha com a família — afetado pela seca recebe mensalmente, desde que viva em municípios em situação de emergência ou calamidade pública reconhecida pelo governo federal. Que, estranhamente, não vale para nenhum agricultor do Estado de São Paulo.

Poderia comentar o resultado das políticas e medidas de emergência e as obras para enfrentar uma das maiores estiagens da história e evitar o racionamento na capital.

Poderia! Mas não! Vou, simples e singelamente, agradecer a chuva destes últimos dias que caiu e regou a terra, limpando o ar.

Abençoada chuva!...

Aqui, o que mais desejo agora, em reverência às gotas d’água que molharam o chão, é cantar, ainda que em tom desafinado, com a minha netinha Gabriella — que é fã incondicional do Patati e Patata:

“Ontem tive um sonho tão legal
Ia pelo mundo viajando sem parar
Fui por desertos e vales
Rios, montanhas e mares.

Hoje eu vi o céu escurecer
Tinha tantas nuvens que não dava pra contar
Acho que a natureza, veio pra nos ajudar.

E a chuva caiu, molhando o chão
Crescem as flores nasce a plantação
E o céu se abriu em todo lugar
Todos sorrindo vamos juntos brincar”.

Ah!... Se esse sonho se tornasse realidade, como a humanidade seria melhor e todos nós mais felizes!











Edição n.º 960 - página 08

Nenhum comentário:

Postar um comentário